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Benefícios do café, malefícios e cuidados

Benefícios do café, malefícios e cuidados

A cafeína afeta diretamente o nosso organismo. Conheça os benefícios e cuidados sobre o consumo de café

Benefícios do café, malefícios e cuidados

9 Abril 2020
Amado pelos brasileiros e consumido no mundo todo, o café possui substâncias que agem diretamente no nosso corpo. Os benefícios do café vão desde a melhora na nossa performance cognitiva até na psicomotora. Contudo, saber dosar a quantidade de ingestão da bebida durante o dia é essencial para manter o corpo livre dos malefícios do seu consumo em excesso. Nesta matéria, saiba: 
 

Como o café faz bem à saúde

A forma como o descafeinado age no nosso organismo

Maneiras de utilizar o café para o nosso bem-estar

Os benefícios gerais de ingerir café moderadamente

 

Café faz bem à saúde?

uma xícara de café com vários grãos e ramos de café
Café faz bem, desde que consumido de forma moderada. O grão do café é rico em antioxidantes e outras substâncias biologicamente ativas que ajudam o corpo a liberar energia. Ademais, ele é único na natureza, já que possui minerais, açúcares, aminoácidos e vitaminas do complexo B. Todas elas são grandes aliadas do metabolismo celular.
 
Além disso, o café reduz os efeitos da produção de adenosina no nosso organismo – retardando a sensação de sono – , aumenta a frequência cardíaca e deixa o corpo em estado de alerta. É por isso que, em contrapartida, seu consumo em excesso pode ser perigoso para o corpo, visto que pode criar cenários oportunos para fadiga motora e crises de ansiedade.
 
Está gostando da leitura? Aprofunde seus conhecimentos e entenda qual é a quantidade ideal de café para você curtir a bebida diariamente.
Para aproveitar todos os benefícios da bebida, procure planejar o horário do dia e a quantidade de café a ser ingerida nesses momentos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para um adulto, a dose diária recomendada é de três xícaras de até 100 ml por dia. Desse modo, para garantir que o café seja benéfico, evite sua ingestão antes de dormir ou em situações que envolvam estresse e ansiedade. 
 

Café descafeinado: como age no nosso corpo? 

casal bebe café descafeinado
Este tipo de café possui uma quantidade de cafeína bem inferior aos tipos regulares. Ele é ideal para quem está tentando diminuir a ingestão da substância, mas não quer eliminar totalmente a bebida da rotina.
 
No corpo, o café descafeinado age de forma semelhante ao tradicional. Isso porque no processo de fabricação é retirada apenas a cafeína da sua composição. Segundo o Ministério da Saúde e a Embrapa, estas são algumas das vantagens já comprovadas do café: 
  • É antioxidante (contribui para diminuir o processo de envelhecimento das células)
  • Ajuda a prevenir doenças degenerativas
  • Diminui a incidência de doenças coronarianas
  • Possui um alto poder digestivo e protege as células hepáticas (do fígado)
  • Mantém a pressão arterial estável, ajudando em problemas cardíacos
  • Ajuda a manter os níveis de colesterol em uma faixa saudável

 

Bem-estar e cuidados: hidratação facial com café

mulher faz máscara facial com café
Com a popularização dos tratamentos de pele do tipo skincare, o café também se tornou um grande aliado da beleza facial. Muitas hidratações usam borra de café para os procedimentos – aquele restinho que fica na cafeteira após a bebida ser passada pelo coador.
 
O uso externo do café (seja através da borra ou do grão moído) é muito visado por sua característica de remoção celular e seu efeito anti-inflamatório e esfoliante. 
 

6 benefícios do café para lembrar

amigas bebem café e sorriem
Mais do que uma bebida saborosa com aroma e texturas bem particulares, o café traz benefícios para a nossa saúde, que vão desde os cuidados internos até os externos, como em tratamentos estéticos ou nos fazendo companhia em bons momentos. Abaixo, indicamos seis benefícios do café (desde que consumido moderadamente) para inspirar você a incorporar essa bebida a sua rotina:
  • Ajuda o cérebro a trabalhar mais rapidamente, por ter características psicoativas
  • Ajuda a estimular o metabolismo
  • Contribui para a liberação de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar
  • Melhora o desempenho na hora de realizar exercícios físicos 
  • Previne o surgimento do Mal de Alzheimer e outras doenças degenerativas
  • É muito versátil, podendo ser incorporado em diversas receitas
Vale salientar que a melhor forma de consumir o café é coado. Evite fervê-lo, pois boa parte das substâncias benéficas do grão podem sofrer alterações na hora do preparo. E, lembre-se, sempre de consumir apenas as doses diárias recomendadas, pois o consumo em excesso pode fazer mal à saúde. 

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Ministério da Saúde, IFSUL, AgroBrasil, Embrapa, Scielo,

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


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