Calendário

« Abril 2018
SegTerQuaQuiSexSábDom
      
1
2
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
      
Hoje

Pesquisar




12 Quinta-feira · Abr, 2018

Vida longa e saudável

 

Dia 7 de abril foi o dia mundial da Saúde, e para marcar a data o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho da Unimed Vale do Aço (Sesmt) promoveu, na semana passada, na sede administrativa uma palestra com o médico intensivista Alysson da Silveira Campos, pós-graduado em administração hospitalar e com formação em auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade. O tema foi: "Vivendo bem e ativo até os 100 anos". A atividade faz parte do Programa Qualidade de Vida. 

"Essa semana comemoramos o Dia Mundial da Saúde e o objetivo dessa palestra é verificarmos como está realmente a nossa saúde. É uma oportunidade para fazermos uma reflexão", disse a enfermeira do trabalho Lídia Pereira Gomes.

Dr Alysson começou sua fala com uma pergunta: "Estamos preparados para chegar aos 100 anos? Não podemos chegar com a saúde ruim, se quisermos chegar bem nessa idade, temos que nos preocupar com a saúde física e mental até os 60 anos que é o período que acabamos com a nossa saúde abusando dos prazeres. O desafio é manter saudável até os 60 anos para ter uma velhice equilibrada".

Segundo o doutor é completamente possível envelhecer saudável, para isso, além do corpo é preciso cuidar da mente. "Nenhum de nós é blindado ou resistente às doenças psicológicas. No ambiente de trabalho temos que buscar ajudar uns aos outros, já que ficamos mais tempo junto aos colegas, do que em casa. Somos interdependentes, precisamos uns dos outros", afirmou.

Para finalizar, o médico ressaltou a importância da prevenção. "Precisamos entender os riscos que nos rodeiam a longo prazo. Não podemos cuidar depois que o mal aconteceu. Combater os fatores de risco agora ajudará evitar problemas futuros. 70% das doenças estão relacionadas ao estilo de vida que você escolhe levar, por isso é importante prestar atenção na alimentação e fazer exercícios. A atividade física é o melhor remédio que temos", concluiu.

PROJETO QUALIDADE DE VIDA
Desde o ano passado o Sesmt vem desenvolvendo na Sede Administrativa, eventos relacionados ao Programa de Qualidade de Vida que foi implementado com o objetivo de melhorar o estado de saúde dos colaboradores. Dentro das atividades, já foram realizadas mudanças no lanche da tarde, palestras educativas e a realização da ginástica laboral.


Tags:

Publicado as 13:34 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [72] .

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar