Calendário

« Fevereiro 2018 »
SegTerQuaQuiSexSábDom
   
3
4
5
6
7
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
    
       
Hoje

Pesquisar




08 Quinta-feira · Fev, 2018

Programa de Tabagismo finaliza ciclo de encontros

 

Chegou ao fim os encontros presenciais da primeira turma do Programa de Combate ao Tabagismo da Unimed Vale do Aço. Os integrantes participaram de oito palestras com diversos profissionais e puderam aprender sobre os malefícios causados pelo cigarro e também sobre a importância de parar de fumar.

O último encontro contou com a participação da psicóloga do Unimed Pleno, Elaine Cristina Bretas Martins que falou sobre Aspectos Psicológicos para Tomada de Decisão. Ela começou citando os estágios que envolvem a decisão de parar de fumar.

"Os estágios começam pela pré-contemplação que é quando a pessoa não assume a condição como problema. Depois vem a contemplação que é a oscilação entre querer parar de fumar e não querer. E por último tem a preparação que é o compromisso com a tentativa de ações para mudança e a manutenção. E posso dizer que o importante é o compromisso que as pessoas fazem ao decidirem tentar largar o cigarro".

RAZÕES
Em seguida a psicóloga falou sobre a importância de as pessoas identificarem os aspectos emocionais que fazem que com que elas sejam dependentes do cigarro. "Temos que identificar as razões da dependência, o cigarro muitas vezes serve de válvula de escape para as pessoas. E também gera prazer, por isso é difícil as pessoas pararem de fumar porque não é só mudar o comportamento, o cigarro tem um valor emocional. E quando entendemos a razão e a causa porque fumamos é que conseguimos criar estratégias de superação", explicou.

RESULTADO
O grupo começou com dez pessoas e desse total seis participantes deram continuidade aos encontros, sendo que três conseguiram parar de fumar. Foi o caso da aposentada Marilena Teixeira de Souza que há três meses largou o cigarro. 

"O meu objetivo era parar de fumar, mas eu não conseguia e eu precisava de ajuda. Aí eu soube do programa da Unimed e decidi participar e comecei diminuindo aos poucos a quantidade de cigarro que eu fumava. Aí eu comecei a preencher o tempo que eu fumava com outra coisa, mudei a minha rotina. No início evitei alguns lugares para não ceder a vontade de fumar, pois assim eu achei mais fácil. E os encontros foram muito bons e vou recomendar para todo mundo que eu puder. Hoje eu me sinto muito melhor, os meus trabalhos em casa rendem muito mais e até o meu olfato e o meu paladar mudaram", afirmou Marilena.

A partir de agora os integrantes do grupo continuam participando do programa por meio de monitoramento. Para a enfermeira do Setor de Saúde Integral da Unimed Vale do Aço, Lorena Costa Neiva Pires, responsável pelo Programa de combate ao Tabagismo, os encontros serviram dentre outras coisas, para que os participantes aprendessem uns com os outros. 

"Foi muito importante a participação de todos e cada um aprendeu com a experiência do outro. E o que eu peço é que vocês não desistam de vocês. Que cada um olhe para dentro de si e veja o que precisa ser mudado", concluiu Lorena.

O GRUPO
O programa para combater o Tabagismo é de responsabilidade da Superintendência de Provimentos de Saúde da Unimed Vale do Aço e é direcionado a colaboradores e beneficiários fumantes que tenham interesse em parar de fumar. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta. 

Os interessados em participar ou obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato com o setor de Saúde Integral pelo telefone 2109-8662.


Tags:

Publicado as 17:52 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [7] .

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar