Calendário

« Outubro 2021
SegTerQuaQuiSexSábDom
    
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
       
Hoje

Pesquisar




27 Sexta-feira · Abr, 2018

Médico alerta sobre os pilares para uma boa saúde

 

Para marcar as comemorações do Dia Mundial da Saúde o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho da Unimed Vale do Aço (Sesmt) promoveu na terça-feira (24) uma palestra no auditório do Hospital Metropolitano Unimed, com o nutrólogo especialista em medicina ortomolecular e modulação hormonal Dr Wilde Aguiar Prata, médico cooperado e ex-presidente da Unimed Vale do Aço. O tema foi: pilares para uma boa saúde.

De acordo com o nutrólogo é preciso criar hábitos saudáveis desde novo, porque a prevenção é o melhor remédio. "Hoje a definição de saúde passa saúde física, mental e social. Precisamos cuidar da mente, do corpo e conviver com as pessoas, fazer amigos, passear, divertir. O mundo vive em cima da medicina curativa, mas é preciso usar a medicina preventiva. Depois que a doença instalar fica tudo mais complicado".

Para o médico, existem três premissas para uma vida saudável. "A primeira é a alimentação, depois praticar atividade física e por fim a suplementação alimentar, mas no mundo que vivemos hoje não existe vida 100% saudável, um dos motivos são os agrotóxicos nas frutas, verduras e legumes. O que precisamos fazer é buscar ser o mais saudável possível", disse.

Dr Wilde deu várias dicas e tirou muitas dúvidas dos presentes. "Se você quiser viver mais fique longe de três venenos: leite de vaca, farinha de trigo processada e açúcar. Outra dica importante é pegar sol entre meio dia e uma hora, porque a vitamina D é anticâncer, epilepsia, enxaqueca, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças imunológicas", revelou.

De acordo com a colaboradora Cristiane Silva, coordenadora do setor financeiro, a palestra foi muito importante e trouxe questões fundamentais para viver mais saudável.

"Achei excelente o tema. Sempre temos muitas dúvidas relacionadas a estas questões e quase nunca temos oportunidade para aprender. Agora que tivemos foi o momento de aproveitar. Espero que esse tipo de conversa repita mais vezes". 

 


Tags:

Publicado as 08:52 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [12] .
12 Quinta-feira · Abr, 2018

Vida longa e saudável

 

Dia 7 de abril foi o dia mundial da Saúde, e para marcar a data o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho da Unimed Vale do Aço (Sesmt) promoveu, na semana passada, na sede administrativa uma palestra com o médico intensivista Alysson da Silveira Campos, pós-graduado em administração hospitalar e com formação em auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade. O tema foi: "Vivendo bem e ativo até os 100 anos". A atividade faz parte do Programa Qualidade de Vida. 

"Essa semana comemoramos o Dia Mundial da Saúde e o objetivo dessa palestra é verificarmos como está realmente a nossa saúde. É uma oportunidade para fazermos uma reflexão", disse a enfermeira do trabalho Lídia Pereira Gomes.

Dr Alysson começou sua fala com uma pergunta: "Estamos preparados para chegar aos 100 anos? Não podemos chegar com a saúde ruim, se quisermos chegar bem nessa idade, temos que nos preocupar com a saúde física e mental até os 60 anos que é o período que acabamos com a nossa saúde abusando dos prazeres. O desafio é manter saudável até os 60 anos para ter uma velhice equilibrada".

Segundo o doutor é completamente possível envelhecer saudável, para isso, além do corpo é preciso cuidar da mente. "Nenhum de nós é blindado ou resistente às doenças psicológicas. No ambiente de trabalho temos que buscar ajudar uns aos outros, já que ficamos mais tempo junto aos colegas, do que em casa. Somos interdependentes, precisamos uns dos outros", afirmou.

Para finalizar, o médico ressaltou a importância da prevenção. "Precisamos entender os riscos que nos rodeiam a longo prazo. Não podemos cuidar depois que o mal aconteceu. Combater os fatores de risco agora ajudará evitar problemas futuros. 70% das doenças estão relacionadas ao estilo de vida que você escolhe levar, por isso é importante prestar atenção na alimentação e fazer exercícios. A atividade física é o melhor remédio que temos", concluiu.

PROJETO QUALIDADE DE VIDA
Desde o ano passado o Sesmt vem desenvolvendo na Sede Administrativa, eventos relacionados ao Programa de Qualidade de Vida que foi implementado com o objetivo de melhorar o estado de saúde dos colaboradores. Dentro das atividades, já foram realizadas mudanças no lanche da tarde, palestras educativas e a realização da ginástica laboral.


Tags:

Publicado as 13:34 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [69] .
03 Terça-feira · Abr, 2018

Cooperativas se encontram para alinhar projetos

 

Na última semana, o diretor-presidente da Unimed Vale do Aço Dr José Maurício Nolasco Nascimento recebeu na sede administrativa da Singular representantes de outras cooperativas da região para uma reunião de estreitamento de laços e elaboração de projetos no Vale do Aço.

Estiveram presentes Flávio Leal presidente do conselho de administração do Sicoob Vale do Aço, Matusalém Sampaio diretor-presidente da Consul e Márcia Ferraz diretora administrativa Sicoob Cosmipa, além da equipe de assistentes sociais, comunicação, Núcleo de Desenvolvimento Humano e coordenação administrativa da Unimed. 

Um dos temas debatidos foi o Coop Encena, evento organizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) que envolve arte e solidariedade. A proposta do programa é a promoção de um espetáculo teatral com os ingressos trocados por alimentos, que serão doados para instituições. 

"O Coop Encena é um evento de intercooperação para promover o cooperativismo. É um trabalho de união das cooperativas que o Sistema OCEMG vem fazendo", disse o Dr José Maurício.
No próximo encontro as cooperativas definirão, data, local e quais entidades serão agraciadas com as doações recebidas em troca dos ingressos.

Outro assunto debatido pelas cooperativas foi o lançamento da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. O evento tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras para a adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.


Tags:

Publicado as 14:55 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [81] .
16 Sexta-feira · Mar, 2018

Cooperada promove curso sobre Audiologia e Otoneurologia

 

A otorrinolaringologista Dra Luciene Fernandes, médica cooperada da Unimed Vale do Aço, traz ao Vale do Aço no próximo mês um curso sobre Atualidades em Audiologia e Otoneurologia. O especialista escolhido para ministrar o treinamento foi o fonoaudiólogo Guilherme Dias Rocha, pós-graduado em Audiologia Clínica e membro Internacional do Vestibular Disorders Association (USA). O curso acontecerá nos dias 13 e 14 de abril na Sede da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) localizada na Rua Floriano Peixoto, 261, no bairro Imbaúbas em Ipatinga.

Na sexta-feira 13/04 o curso será de 18h30 as 22h e no sábado dia 14/04 de 08h as 18. E a programação contará com temas como: correlação entre achados audiológicos e patologias; Atualidades em Imitância Acústica; Hipersensibilidade Auditiva; Neurofisiologia e Avaliação da Oculomotricidade; Movimentos Sacádicos e Perseguição Ocular, dentre outros. Durante o treinamento terá ainda o sorteio do livro Otoneurologia Clínica de Raquel Mezzalira.

O público-alvo do evento são fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, neurologistas e geriatras. De acordo com a Dra Luciene Fernandes o objetivo de trazer o curso ao Vale do Aço foi atender uma demanda de pessoas com distúrbios de equilíbrio na região. "Escolhi um especialista com um potencial incrível para treinar os profissionais da área quanto ao estudo dos distúrbios de equilíbrio e audição como vertigem, tonturas, náuseas, perdas auditivas e zumbidos. E percebo que temos uma demanda alta de pacientes com esses sintomas na nossa região, principalmente pacientes idosos, pois falta um local específico para atender essas pessoas", concluiu a médica.

As vagas para o curso são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail [email protected] e obter informações pelos telefones (31) 9 8874-3145 e (31) 9 8508-6360.

 


Tags:

Publicado as 08:44 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [37] .
15 Quinta-feira · Mar, 2018

Profissionais da Unimag participam de treinamento com novo tomógrafo

 

A Unimag, clínica de diagnóstico por imagem está capacitando sua equipe que trabalhará com o novo equipamento de tomógrafo adquirido pela empresa. Na quarta-feira (14) os técnicos de radiologia, enfermeiros e médicos começaram uma Aplicação para início das agendas do novo equipamento comprado para a unidade no NED Ipatinga.

O treinamento foi conduzido pelo especialista da GE Healthcare, Lúcio Barbosa, e tem carga horária de 32 horas. O especialista mescla teoria e prática, com a realização de exames reais, utilizando pacientes da agenda externa da Unimag. 

"Junto as nossas novas instalações, vieram as aquisições de equipamentos de última geração. O objetivo desta aplicação na Tomografia Computadorizada (TC) executada pela equipe da GE, marca do aparelho, é a transmissão do conhecimento dos princípios fundamentais do aparelho, bem como seus protocolos, pós-processamento e reconstrução de imagens. O maior beneficiado é o paciente, visto que estamos capacitando nossos Técnicos em Radiologia e médicos Radiologistas para o melhor no que se refere à TC", explicou a Supervisora da Unidade, Ana Flávia Malta.

O novo tomógrafo, chamado CT Optima, possui 16 canais e sua aquisição está dentro do amplo programa de investimentos realizados pela Unimag em suas novas unidades. O equipamento tem tecnologias avançadas, que permitem a redução na dose de radiação, sem comprometer o diagnóstico. A redução chega a 40%. A qualidade da imagem também é superior a outros equipamentos da região, além de ter um fluxo de trabalho simplificado, que permite atendimentos mais rápidos.

O aparelho possui uma tela touchscreen, que apresenta dados do paciente (nome e exame que será realizado), o que contribui para segurança do diagnóstico. São vídeos infantis, de paisagens e com instruções para pacientes com deficiência auditiva. 

A Unimag iniciará o atendimento normal de Tomografia na unidade do NED Ipatinga em 19/03, com agenda de 07h às 17h, de segunda a quinta e de 07h às 16h nas sextas.

 

 


Tags:

Publicado as 15:51 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [7] .
13 Terça-feira · Mar, 2018

Unimed promove ações do Dia das Mulheres

 

O dia 8 de março foi especial nas unidades da Unimed Vale do Aço. Logo pela manhã no Hospital Metropolitano as colaboradoras participaram de uma palestra com a psicóloga do Unimed Pleno Elaine Bretas, que falou sobre o "Empoderamento Feminino: como estamos vivendo nossas conquistas".

"A ideia é que a gente entenda qual o nosso papel na história e de que forma nós nos constituímos como mulher, para que a partir daí nós possamos entender o lugar que a gente ocupa hoje. Fazer melhores escolhas se permitindo ser mulher sem ser mulher maravilha, com as condições culturais que nos são impostas, mas transitar nessa cultura e fazendo escolhas mais saudáveis entendendo que a nossa saúde mental depende dessas escolhas. Temos que valorizar uma luta que foi iniciada há muitos anos para que nós pudéssemos estar aqui hoje", explicou.

As colaboradoras aprovaram a palestra e se mostraram interessadas pelo tema. "A palestra foi muito boa, se olharmos queremos ser supermulheres fazendo tudo ao mesmo tempo, mas temos que saber separar as coisas, tanto na vida pessoal, quanto na profissional", disse Kelly Cristina, colaboradora da internação.

Depois as instrumentistas Débora Gandra e Kívia Costa se apresentaram com violão e violino em diversas dependências do Hospital Metropolitano, como pronto atendimento, internação, refeitório e recepção principal agradando pacientes e colaboradores, que emocionados sacaram os celulares do bolso para registrar o momento. 

"Achei muito bonito, fiquei realmente emocionada com a homenagem. Todos estão de parabéns, músicas lindas e de muito bom gosto", disse Adriene Pinheiro Rocha, paciente que aguardava atendimento.

Os pacientes internados e seus acompanhantes também receberam uma bandeja decorada com uma mensagem. 

SEDE e NED Ipatinga
Na Sede Administrativa as colaboradoras tiveram um momento de ginástica laboral, com música, com a fisioterapeuta Sama da Cruz Esteves. A tarde a dupla de instrumentistas cantou e tocou para os clientes na recepção e depois fizeram um show para as colaboradoras na hora do lanche. 

O Núcleo de Especialidades e Diagnóstico de Ipatinga também recebeu a dupla, que emocionou os pacientes que aguardavam as consultas. Tanto no NED, quanto na Sede, as beneficiárias receberam flores. E as colaboradoras de todas as unidades da Unimed Vale do Aço ganharam bombons com uma linda mensagem. 

 

 

 


Tags:

Publicado as 10:13 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [87] .
02 Sexta-feira · Mar, 2018

Unimed reforça parceria com associação do Iapu

 

O Superintendente de Desenvolvimento e Negócios da Unimed Vale do Aço, Julio Cesar Vitor, ao lado da coordenadora do setor Comercial Alessandra Fonseca, do coordenador de Comunicação e Marketing Vinícius Antunes e do sócio da revenda autorizada Kamed Kleuber Rodrigues, recebeu na quarta-feira (21) na sede administrativa da Cooperativa, representantes da Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Prestação de Serviço de Iapu (Aciap-Iapu). 

O objetivo do encontro foi reforçar uma parceria existente entre as duas entidades, já que a Aciap-Iapu conta com um novo presidente desde 2017. 

"Esse encontro é importante tanto para a Unimed, quanto para a associação em relação aos seus associados. Já temos essa parceria a longo prazo e viemos para confirmar, já que assumi a presidência em 2017. Agora vamos aumentar a divulgação para mostrar aos nossos associados o trabalho que a Unimed faz no Vale do Aço. Queremos caminhar de mãos dadas para seguir essa parceria", comentou Gilkleber Moreira de Souza, atual presidente da Associação Comercial de Iapu.

Segundo o Superintendente Julio Cesar Vitor, o projeto da Unimed Vale do Aço é estender os braços da Operadora em toda área de atuação. 

"Estamos de portas abertas para as entidades e associações que trabalham dentro da nossa região. Nosso projeto é ampliar nossas parcerias para que sejam vantajosas aos dois lados. A Unimed Vale do Aço está a disposição para dar suporte e oferecer serviços de qualidade aos parceiros", citou.


Tags:

Publicado as 08:28 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [4] .
22 Quinta-feira · Fev, 2018

Colaboradores atualizam cartão vacinal

 

O Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt), da Unimed Vale do Aço realizou uma campanha interna de atualização dos cartões de vacinas. Nos meses de janeiro e fevereiro a equipe visitou todas as unidades (Hospital Metropolitano, Sede Administrativa e Núcleos de Especialidades e Diagnóstico) para atualizar os cartões de vacinas dos colaboradores.

A campanha teve o apoio da Vigilância Epidemiológica das Prefeituras de Ipatinga e Coronel Fabriciano, que forneceram os imunobiológicos referentes ao cartão de vacina do adulto.

"Durante a Campanha os colaboradores tiveram a oportunidade de atualizar as vacinas de Hepatite B, febre amarela, antitetânica e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). É importante mencionar que um dos indicadores do Sesmt é a ‘Adesão ao cronograma de vacinação’, e que a vacina é uma das formas de prevenção das doenças", disse a enfermeira do trabalho Lídia Gomes Pereira.

De acordo com o Sesmt, 105 colaboradores atualizaram os cartões de vacina. Entre os meses de abril e maio acontecerá a campanha de vacinação contra a Influenza. 


Tags:

Publicado as 14:02 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [5] .
08 Quinta-feira · Fev, 2018

Programa de Tabagismo finaliza ciclo de encontros

 

Chegou ao fim os encontros presenciais da primeira turma do Programa de Combate ao Tabagismo da Unimed Vale do Aço. Os integrantes participaram de oito palestras com diversos profissionais e puderam aprender sobre os malefícios causados pelo cigarro e também sobre a importância de parar de fumar.

O último encontro contou com a participação da psicóloga do Unimed Pleno, Elaine Cristina Bretas Martins que falou sobre Aspectos Psicológicos para Tomada de Decisão. Ela começou citando os estágios que envolvem a decisão de parar de fumar.

"Os estágios começam pela pré-contemplação que é quando a pessoa não assume a condição como problema. Depois vem a contemplação que é a oscilação entre querer parar de fumar e não querer. E por último tem a preparação que é o compromisso com a tentativa de ações para mudança e a manutenção. E posso dizer que o importante é o compromisso que as pessoas fazem ao decidirem tentar largar o cigarro".

RAZÕES
Em seguida a psicóloga falou sobre a importância de as pessoas identificarem os aspectos emocionais que fazem que com que elas sejam dependentes do cigarro. "Temos que identificar as razões da dependência, o cigarro muitas vezes serve de válvula de escape para as pessoas. E também gera prazer, por isso é difícil as pessoas pararem de fumar porque não é só mudar o comportamento, o cigarro tem um valor emocional. E quando entendemos a razão e a causa porque fumamos é que conseguimos criar estratégias de superação", explicou.

RESULTADO
O grupo começou com dez pessoas e desse total seis participantes deram continuidade aos encontros, sendo que três conseguiram parar de fumar. Foi o caso da aposentada Marilena Teixeira de Souza que há três meses largou o cigarro. 

"O meu objetivo era parar de fumar, mas eu não conseguia e eu precisava de ajuda. Aí eu soube do programa da Unimed e decidi participar e comecei diminuindo aos poucos a quantidade de cigarro que eu fumava. Aí eu comecei a preencher o tempo que eu fumava com outra coisa, mudei a minha rotina. No início evitei alguns lugares para não ceder a vontade de fumar, pois assim eu achei mais fácil. E os encontros foram muito bons e vou recomendar para todo mundo que eu puder. Hoje eu me sinto muito melhor, os meus trabalhos em casa rendem muito mais e até o meu olfato e o meu paladar mudaram", afirmou Marilena.

A partir de agora os integrantes do grupo continuam participando do programa por meio de monitoramento. Para a enfermeira do Setor de Saúde Integral da Unimed Vale do Aço, Lorena Costa Neiva Pires, responsável pelo Programa de combate ao Tabagismo, os encontros serviram dentre outras coisas, para que os participantes aprendessem uns com os outros. 

"Foi muito importante a participação de todos e cada um aprendeu com a experiência do outro. E o que eu peço é que vocês não desistam de vocês. Que cada um olhe para dentro de si e veja o que precisa ser mudado", concluiu Lorena.

O GRUPO
O programa para combater o Tabagismo é de responsabilidade da Superintendência de Provimentos de Saúde da Unimed Vale do Aço e é direcionado a colaboradores e beneficiários fumantes que tenham interesse em parar de fumar. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, nutricionista e fisioterapeuta. 

Os interessados em participar ou obter mais informações sobre o projeto podem entrar em contato com o setor de Saúde Integral pelo telefone 2109-8662.


Tags:

Publicado as 17:52 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [6] .
02 Sexta-feira · Fev, 2018

UAN disponibiliza ferramenta para solicitar Prato Principal

 

Desde o mês de janeiro os colaboradores do Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço podem solicitar a opção de prato principal, ovo e omelete pela Intranet. A intenção com a nova ferramenta disponível é facilitar a solicitação de ovo para aqueles colaboradores que não frequentam o refeitório no horário do café da manhã.

A nova opção faz parte de uma série de iniciativas da Unidade de Alimentação e Nutrição para aprimorar cada vez mais o atendimento prestado. "Temos colaboradores que não frequentam o refeitório da UAN na parte da manhã, especialmente aqueles que atuam em áreas restritas como bloco cirúrgico, CME, UTI e hemodinâmica. E tem também aqueles que optam por não tomar café no HMU ou que iniciam a jornada após o horário de finalização do café. Antes da implantação da ferramenta de solicitar o prato principal pela Intranet, os colaboradores tinham o trabalho de ligar para a UAN ou enviar e-mail solicitando", explicou a nutricionista da UAN, Elis Rejane Teixeira Oliveira.

FRUTAS E SALADA
E desde o final do ano passado os colaboradores do HMU podem contar com mais uma opção no café da tarde. É que diariamente é oferecida a eles uma opção de fruta para trocar pelo tradicional pão que é servido a tarde. Além disso, agora duas vezes por semana a sobremesa é fruta, antes era só uma vez. 

"A disponibilização de fruta como opção de substituição ao pão no lanche da tarde foi uma ação com o objetivo de dar a oportunidade às pessoas de incluir mais uma porção de fruta na sua alimentação diária, promovendo assim uma melhora na qualidade da alimentação do colaborador. Frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e compostos protetores que ajudam a regular o organismo (antioxidantes). E a aceitação tem sido excelente, com grande adesão, mas ainda fornecemos uma quantidade considerável de pão", afirmou Elis Rejane.
Outra novidade iniciada em janeiro foi a oferta de mais uma opção de salada no almoço e jantar, sendo compostas agora por um tipo de salada folhosa e dois tipos de legumes. 

SUGESTÃO
E outras ações que também foram implantadas pela UAN chegaram ao setor por meio de sugestões do Projeto BIS, a de disponibilização de pães sem manteiga durante o café da manhã e da tarde e a de oferecer chá-mate no lanche da tarde. "A inclusão de chá no horário do café da tarde já havia sido cogitada em 2016, mas não foi propícia para aquele momento. Com o Projeto BIS, houve a formalidade da solicitação, avaliamos melhor e resolvemos implantar. Acho que agradou bastante. E o pão sem margarina tem tido uma boa saída. Foram ações fáceis de serem atendidas e sem custo e que tem sido recebidas com satisfação pelos colaboradores", concluiu a nutricionista.


Tags:

Publicado as 11:10 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [4] .
01 Quinta-feira · Fev, 2018

Setor Jurídico tem nova formatação

 

O ano de 2018 começou com a direção da Unimed Vale do Aço apresentando várias novidades, dentre elas o desmembramento no setor Jurídico. Como já divulgado anteriormente, a partir de agora serão duas gerências distintas, a de Regulação de Saúde e a Jurídica. 

Com quase 12 anos de trabalho dentro da Unimed Vale do Aço, o advogado Takeshi Nomura foi promovido a Gerente Jurídico. Iniciando sua trajetória em 2006 como estagiário, ele percorreu passo a passo seu caminho até alcançar tal reconhecimento dentro da Cooperativa.

"É indispensável dizer que encontrei na Unimed Vale do Aço muitas pessoas que me incentivaram a perseverar na caminhada, o apoio e o diálogo aberto com a Superintendência e Diretoria foi um ponto importante para a motivação e aperfeiçoamento do trabalho. Além disso, o foco e esforço da equipe de trabalho permitiu o progresso de nossa atuação. Nesse ponto, destaco o talento e dedicação da equipe com a qual tenho trabalhado durante todos esses anos, dependo muito deles. Manifesto minha alegria e gratidão à Cooperativa pela confiança, reconhecimento do trabalho e pela oportunidade de exercer este novo cargo de gerência".

OBJETIVOS
O novo gerente traçou metas e objetivos para o trabalho a partir de agora. Segundo Takeshi, uma das propostas é otimizar as ferramentas gerenciais, para subsidiar a Diretoria com informações e indicadores eminentemente jurídicos na tomada de decisões estratégicas.

"Necessitamos, ainda, automatizar determinadas rotinas da Gestão de Contratos, através de uma ferramenta específica que estamos buscando junto a Tecnologia da Informação, com o fim de empreender maior agilidade e eficiência nas atividades. A médio prazo, buscaremos fornecer uma assessoria mais próxima ao Cooperado sobre questões jurídicas específicas, projeto que ainda será desenvolvido junto a Diretoria".

NOVA ESTRUTURA
Com a nova gerência, a estrutura física e de atuação foi modificada. Além de Takeshi, o setor conta com os colaboradores: Marina Cristina Moreira Silva, José Lucas Rodrigues Fernandes, Ariane Pereira dos Santos Silva e Alessandra Souza Dias Chaves Assunção.

"O departamento passa a ser composto por cinco pessoas em atendimento a todo o complexo empresarial Unimed (Operadora, Recursos Próprios e Unimag), sendo que duas pessoas são exclusivamente direcionadas para a área de Gestão de Contratos. Além disso, o departamento permanece na gestão dos escritórios de advocacia terceirizados".

A equipe do setor Jurídico será responsável pelas questões cíveis, trabalhistas e tributárias, além de contemplar o suporte à alta direção e todos os setores, com a emissão de pareceres, instrumentos jurídicos (termos, ofícios, declarações, contratos), diligências forenses, assessorias aos escritórios em processos judiciais, licitações, cobranças, dentre outros.

É importante ressaltar que as questões relacionadas à legislação de saúde, contratos de planos de saúde e da rede assistencial da Operadora ficarão a cargo da recém-criada  Gerência de Regulação.

"A equipe tem se amadurecido a cada dia, isso é gratificante. Com isso, buscaremos continuamente pela excelência no exercício das atribuições que nos tem sido conferidas. Para tanto, o suporte e a contribuição de todos será de suma importância", finalizou.


Tags:

Publicado as 11:22 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [7] .
25 Quinta-feira · Jan, 2018

Qualidade promove Workshop visando certificações

 

O setor de Qualidade da Unimed Vale do Aço deu início na última semana a uma série de atividades, com o objetivo de capacitar e preparar os colaboradores para as auditorias externas, que acontecerão em 2018. A Singular visa obter a RN 277 na Operadora e a ONA no Hospital Metropolitano.

Serão realizados workshops tanto no HMU, quanto na sede administrativa, com a presença de coordenadores e representantes de setores para a revisão dos processos da Qualidade. O primeiro tema trabalhado foi "Mapa de Processos". Nos próximos encontros, os assuntos tratados serão: matriz de risco; cadeia cliente fornecedor; revisão dos POPs; matriz de registro; lista de legislações e documentos externos; indicadores; análises críticas; gestão de ocorrências; e plano de ação e projetos. 

O gerente do setor de Qualidade, Gleidson Dias Mendes, explicou o motivo da realização das atividades. 

"A direção da instituição definiu que este ano passaremos pelos processos de certificação. Sendo assim algumas ações são necessárias, e uma delas é ter um sistema de gestão operante. Para não termos nenhum tipo de surpresa, resolvemos realizar uma série de workshops que vão resgatar, avaliar e nivelar o conhecimento das equipes sobre essas ferramentas de gestão".

Gleidson ainda ressaltou a importância da propagação das informações dentro das equipes, e a importância da Intranet nessa ação. 

"A estruturação das ferramentas acaba sendo de um grupo finito, que são os líderes (coordenadores, gestores e representantes de setor), mas para divulgação e desenvolvimento dessa informação para as equipes, vamos usar a Intranet. Todos os indicadores estarão disponíveis nela". 

A colaboradora do setor de Qualidade Georgia Havena de Souza foi uma das responsáveis por conduzir o workshop. Segundo ela, há um projeto para tornar essas capacitações em ações periódicas na Unimed Vale do Aço. 

"Nesse primeiro momento estamos revisando as ferramentas básicas visando as certificações, mas no futuro vamos agregar novas metodologias. Então esse é o pontapé inicial de uma série de ações que virão. Hoje percebemos que a Qualidade é muito voltada aos gestores, eles participaram da construção das ferramentas e tem uma noção maior, mas a nossa ideia é desdobrar para os colaboradores, já que nas auditorias externas eles serão auditados, e precisam ter conhecimento do que acontece no dia a dia", afirmou.

SEDE
Um workshop do mesmo tema foi ministrado na sede na última sexta-feira (19). A responsável por ministrar o treinamento também foi a colaboradora do Setor de Qualidade, Geórgia Havena de Souza. Durante o workshop os gerentes, coordenadores e representantes de setor aprimoraram os conhecimentos sobre os processos e os macroprocessos "Todos os setores têm os seus mapas de processos com o conjunto de processos que são fundamentais ou críticos para o cumprimento da missão organizacional. E cada processo tem suas características e por isso existem muitos modelos de mapeamento de processos", concluiu Georgia.

Ao final do encontro os participantes puderem revisar os seus mapas de processos.


Tags:

Publicado as 10:38 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [3] .
04 Quinta-feira · Jan, 2018

Ceia de Ano Novo é servida a médicos e colaboradores no HMU

 

Para tornar mais leve e prazerosa a virada do ano de quem passou a data trabalhando, o Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço ofereceu uma ceia de ano novo na madrugada do último dia 1°. Os colaboradores e cooperados celebraram a entrada de 2018 com um saboroso cardápio: carne bovina assada, arroz com lentilhas, purê de batatas, farofa de ano novo, saladas, frutas, sobremesa e bebidas.


O cardápio da ceia também foi servido no almoço do dia 01 de janeiro e foi elaborado pela nutricionista da Unidade de Alimentação e Nutrição do HMU, Elis Rejane Teixeira Oliveira. Já a organização do refeitório ficou por conta do técnico em nutrição da UAN Ronaldo da Luz e Reis. As mesas foram forradas com toalhas brancas e amarelas e receberam enfeites. Os pacientes não ficaram de fora, junto as refeições servidas a eles foi encaminhado um cartão de felicitações pelo novo ano.


Para Ronaldo foi um prazer cuidar da organização da ceia. "Participar da organização da ceia foi um presente para fortalecer minha vida e renovar minha esperança. Foi satisfatório ver toda a equipe da UAN reunida em favor de um único objetivo: a felicidade e o entusiamo daqueles que não poderiam estar naquela noite com seus familiares e poder proporcionar um ato de carinho a eles. Então, nesse momento percebi que nos tornamos uma única família com o mesmo sentimento de unidade, respeito e dedicação", afirmou o técnico em nutrição.


Natália Barbosa de Andrade Franco, enfermeira do HMU, participou da ceia no hospital e aprovou o cardápio. "Estava tudo muito bom! Tinha muita variedade de coisas e foi tudo muito bem preparado para nos receber. A equipe sempre solícita e todas as trocas foram feitas muito rápido quando acabava algum item. Todos foram muito bem servidos e foi um momento de descontração com outros setores, com os médicos e os colaboradores das outras alas", concluiu a enfermeira.

 

 

 


Tags:

Publicado as 16:54 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [2] .
29 Sexta-feira · Dez, 2017

Projeto BIS premia ganhadores

 

Os colaboradores do HMU conheceram na manhã de ontem (28) a ganhadora do Projeto BIS. A autora da melhor ideia foi anunciada pelo Dr Paulo Henrique Lemos coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Humano, Alice Santos Portenesse técnica de enfermagem da hemodinâmica foi premiada com um videogame Xbox One. O gestor que executou o projeto também foi premiado, Wesley Almeida e Santos gerente de manutenção ganhou uma bicicleta Caloi Star Wars Aro 26 preta com 21 marchas.

A ideia de Alice foi a de programar o desligamento do ar-condicionado da sala de recuperação da hemodinâmica nos períodos em que não há fluxo de pessoas. A sugestão da colaboradora foi aceita pelo gerente de manutenção que executou a ideia que causou grande impacto financeiro para o hospital, conseguindo uma economia significativa no gasto com energia elétrica.

Ao anunciar a ideia vencedora, Dr Paulo aproveitou para ressaltar os itens que fizeram com que a sugestão de Alice fosse a escolhida para ganhar o prêmio. "Ela escreveu no papel que queria dar uma ideia, mas que acreditava que fosse uma sugestão, então ela teve coragem de sugerir uma coisa que ela imaginava que fosse trazer melhorias para o hospital. E avaliamos alguns itens como redução de custo, melhorias no HMU e também um dos princípios do cooperativismo que é a preocupação com o meio ambiente", explicou o coordenador do NDH.

Alice recebeu com grande surpresa o anúncio de que sua ideia foi premiada. "Achei muito válido esse projeto, pois sabemos que tem muita coisa aqui no hospital que pode ser melhorada. E eu não imaginava que a minha ideia seria a escolhida. Eu trabalho até mais tarde e via que o ar-condicionado ficava ligado e como muitas vezes não tinha ninguém na sala, eu não via necessidade de o aparelho estar ligado. Imaginei que desligando nos horários que a sala estivesse vazia iria ter uma economia. Estou muito feliz e esse projeto tem que continuar porque é um incentivo para os colaboradores", afirmou Alice.

Para Wesley Almeida e Santos, o Projeto BIS serviu para conscientizar os colaboradores da importância de utilizar os recursos de forma racional. "Quando as pessoas estão inseridas em um projeto como esse, elas pensam desde a utilização do papel até a comida que comem e em contribuir para um ambiente sustentável. E o prêmio que foi a bicicleta foi só uma lembrança porque o que nos motiva mesmo são essas ações que foram implantadas. E a colaboradora pensou no pedacinho dela e nós conseguimos fazer de forma global, então uma pequena ideia fez a diferença", considerou Wesley.

RESULTADOS
O Projeto BIS foi lançado em 20 de junho deste ano no Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço e seu principal objetivo foi coletar sugestões dos colaboradores do HMU para ajudar no desenvolvimento do hospital, além de reduzir custos e melhorar as atividades da unidade hospitalar. 

No primeiro momento as ideias recebidas foram avaliadas pelo NDH e em seguida foram analisadas pelos gestores das áreas que classificaram as sugestões em ação, projeto ou gaveta. O projeto recebeu 301 ideias e todas foram premiadas com uma caixa de chocolate. Desse total 39 sugestões foram transformadas em ações, 36 em projeto e 213 foram engavetadas. E quanto as ações, 29 já foram concluídas e 9 ainda estão em fase de implantação. E do montante geral, seis ideias foram classificadas para concorrerem ao prêmio final.

Cada ideia foi avaliada pelo gestor do seu possível local de implementação e apenas as concluídas foram candidatas à premiação. Formulários incompletos não foram avaliados. Os projetos serão acompanhados ao longo de 2018 e o resultado poderá ser uma ideia concluída ou será engavetada com uma justificativa.

A previsão é que no próximo ano o Projeto BIS seja lançado nas outras unidades da Cooperativa e que o HMU receba um novo ciclo do programa.

 

Finalistas do Projeto BIS - HMU

Nayara Ferreira Liro - Setor: Repasse Médico
Ideia: Economia de Energia - Luzes do Refeitório ligadas durante o dia

Alice P. Santos Portenesse - Setor: Hemodinâmica
Ideia: Desligamento do Ar Condicionado na sala de Recuperação em horário sem pacientes

Josiani Cristina da S. Oliveira - Setor: PA
Ideia: Ajuste nos chuveiros dos banheiros Masculino e Feminino - Esquenta muito e pode corre o risco de queima paciente

Jessilayne Colombari - Setor: Bloco C
Ideia: Priorizar os quartos 317/318 e 319 para o exame de Polissonografia.

Lívia Rigueir Soares Cirino - Setor: SAME
Ideia: Disponibilizar no café (manhã/tarde) Pão sem manteiga.

Jonatas Ferreira Silva -Setor:  Brazanita
Ideia: Desconforto com a movimentação e transferência de leitos para os pacientes internados durante o dia.


Tags:

Publicado as 11:16 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [2] .
28 Quinta-feira · Dez, 2017

Colaboradores e médicos participam de Ceia de Natal no HMU

 

Pensando em reunir os colaboradores que passaram o Natal trabalhando, o Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço, promoveu uma saborosa ceia natalina na madrugada do último dia 25. Os colaboradores e cooperados degustaram um cardápio especial que tinha: medalhão de frango, arroz à grega, massa ao alho, farofa especial, saladas, frutas, sobremesa, molhos e bebidas.

 

O cardápio da ceia, que também foi servido no almoço de Natal, foi elaborado pela nutricionista da Unidade de Alimentação e Nutrição do HMU, Elis Rejane Teixeira Oliveira. "A intenção era oferecer preparações diferentes daquelas servidas ao longo do ano, por isso preparamos medalhões de frango, saladas diferenciadas e molhos para complementar. O resultado foi muito bom, com ótima aceitação. E o sucesso da ceia, com certeza, é mérito da equipe da UAN, dos técnicos em nutrição, cozinheiros e auxiliares", afirmou a nutricionista.

 

Além do cardápio especial, o refeitório da UAN foi decorado com artigos que remetessem ao Natal e as mesas receberam toalhas coloridas e enfeites. A colaboradora Alania Maria Ferreira, técnica em nutrição da UAN foi a responsável pela organização do espaço. "Graças ao empenho e o comprometimento de toda a equipe da Unidade de Alimentação e Nutrição, foi possível oferecer uma ceia de Natal aos colaboradores que estavam trabalhando. As mesas de centro receberam toalhas personalizadas e artes com os próprios alimentos simbolizando a noite de Natal. Eu e toda a equipe estamos muito felizes que todos tenham gostado da ceia, pois foi tudo preparado com muito carinho e empenho, como se estivéssemos montando em nossa casa, para a nossa família. Afinal, somos todos da família Unimed", disse Alania.

 

Simone Silva Botelho, enfermeira do HMU, participou da ceia no hospital e aprovou o cardápio. "Foi tudo perfeito, maravilhoso, tinha muita variedade de comida. Acho que não teve ninguém que não tenha gostado e não vemos isso em lugar nenhum, de servirem uma ceia especial para os colaboradores. E foi muito acolhedor a forma como fomos recebidos pelos colaboradores da UAN. Foi muito bom porque interagimos com pessoas de outros setores e valeu a pena ter trabalhado no Natal, foi tudo muito bom!", disse a enfermeira.

 

Gabriel Miguel Fernandes, auxiliar administrativo do HMU também ficou satisfeito com a ceia oferecida aos colaboradores. "A ceia foi ótima, foi um momento bem bacana de confraternização com a equipe. Tenho certeza que todo mundo ficou satisfeito", concluiu.

 

 

 

 

 


Tags:

Publicado as 11:15 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [8] .

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar