22/06/2018

Tecnologia a serviço da medicina

Publicado às 11:22 por Comunicação Portal Unimed 

Por Jailde Barreto*

Todos concordam que a tecnologia facilita, e muito, a vida das pessoas. Quando nos deparamos com uma nova solução, a tendência é pensarmos:  "Perfeito! Isso vai facilitar muito a minha vida" ou "Claro! Por que ninguém tinha pensado nisso antes? ". A verdade é que as empresas sempre estão atentas e trabalhando para oferecer o que há de mais tecnológico para nós, consumidores. E isso não é diferente na área da saúde, um setor tão importante e, ao mesmo tempo, tão delicado.

[Leia mais]
15/05/2018

Olhe para os dados: iniciativa requer mudança de cultura, mas também gera resultados

Publicado às 15:54 por Comunicação Portal Unimed 

Luana da Silva*

Empresas mais novas têm uma vantagem inerente sobre outras já estabelecidas: elas nasceram a partir de dados! Seus negócios estão baseados em métricas e fatos correlacionados de diversas formas. Empresas tradicionais (subentende-se as que ainda não adotaram metodologias orientadas por dados) veem os dados um pouco diferente: uma ferramenta para seus negócios funcionarem, não para dirigir suas estratégias. Preza-se pela experiência e intuição em vez de tomadas de decisões baseadas em dados. Existe uma crença antiquada de que os dados são simplesmente subprodutos das aplicações, e não um ativo de negócio.

De uns tempos pra cá, as empresas têm reconhecido o potencial das análises de dados. Entretanto, apesar de o entendimento sobre o valor dos dados ter aumentado nas últimas duas décadas, muitas empresas ainda lutam para capturar, compartilhar e gerenciar dados. Sem uma mudança de cultura e atitudes em prol dos dados, organizações tradicionais correm o risco de não perceberem o enorme retorno sobre os investimentos em arquitetura, infraestrutura e, principalmente, na mentalidade voltada para os dados.

[Leia mais]
18/04/2018

A acessibilidade nos meios digitais

Publicado às 11:43 por Comunicação Portal Unimed 

Por Rodrigo Borges e Alexsandro Mendes*

O tema acessibilidade pode nos deixar confusos sobre o que falar, como definir, por onde começar e como fazer. Mas, ao mesmo tempo, o assunto nos obriga a refletir e a compreender melhor sobre as necessidades do usuário e nos possibilita aprendizados que podem ser aplicados desde supermercados até produtos digitais, como sites e aplicativos.

Antes de qualquer coisa, a acessibilidade não é moda, como muitos costumam afirmar. O tema vem sendo debatido dentro de ambientes acadêmicos há algumas décadas. Mas só há poucos anos é que empresas e instituições começaram a inserir intencionalmente o assunto em seus planejamentos.

[Leia mais]
12/03/2018

Qual a importância da comunicação na sua empresa?

Publicado às 17:02 por Comunicação Portal Unimed 

Por Jailde Barreto*

Momentos de crise sempre vão e vêm. Se olharmos para os últimos 30 anos da história do Brasil, vamos encontrar momentos difíceis, eu arriscaria dizer que piores do que os que passamos nos últimos três anos. Certamente, alguns se recordam do confisco da poupança em 1990, da falta de produtos nos supermercados e do aumento diário no preço dos alimentos. Lembro-me que em casa ficamos sem gás de cozinha e o fogareiro foi seu substituto por um bom tempo. Na falta do leite, usávamos o leite condensado diluído no café, afinal, éramos crianças e o café puro não era uma opção.

Foi nessa época também que meus pais compraram um freezer vertical para congelar os alimentos e garantir um pouco de economia no bolso, afinal, ninguém saberia o quanto custaria determinado produto no dia seguinte. Era a chamada hiperinflação. O fato é que qualquer crise assusta e, quando ela chega, a lição de casa é rever os gastos e investimentos, seja no ambiente corporativo ou na vida pessoal.

Mas não é de crise que eu quero falar aqui. Lembrei-me dela porque em uma organização, a área de comunicação - interna ou externa -, quase sempre é a primeira área afetada quando uma crise bate à porta.

[Leia mais]
09/02/2018

Como o big data pode prevenir epidemias de gripe no Brasil

Publicado às 13:43 por Comunicação Portal Unimed 

Por Bruno da Silva Beirão*

A utilização do Big Data vem se tornando uma realidade em todas as áreas. Todos os anos, a quantidade de dados, de inúmeras fontes diferentes, cresce exponencialmente. Com todo esse crescimento, se faz necessária a utilização desses dados para algum benefício na sociedade e, consequentemente, as empresas vêm dando mais importância para essas informações.

Na medicina, é possível coletar alguns dados para auxiliar no mapeamento e na prevenção de algumas epidemias, como a gripe. Esses dados são gerados de diversas fontes e de diferentes formas.

 

 

[Leia mais]