Calendário

« Abril 2018
SegTerQuaQuiSexSábDom
      
1
2
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
28
29
30
      
Hoje

Pesquisar




27 Sexta-feira · Abr, 2018

Médico alerta sobre os pilares para uma boa saúde

 

Para marcar as comemorações do Dia Mundial da Saúde o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho da Unimed Vale do Aço (Sesmt) promoveu na terça-feira (24) uma palestra no auditório do Hospital Metropolitano Unimed, com o nutrólogo especialista em medicina ortomolecular e modulação hormonal Dr Wilde Aguiar Prata, médico cooperado e ex-presidente da Unimed Vale do Aço. O tema foi: pilares para uma boa saúde.

De acordo com o nutrólogo é preciso criar hábitos saudáveis desde novo, porque a prevenção é o melhor remédio. "Hoje a definição de saúde passa saúde física, mental e social. Precisamos cuidar da mente, do corpo e conviver com as pessoas, fazer amigos, passear, divertir. O mundo vive em cima da medicina curativa, mas é preciso usar a medicina preventiva. Depois que a doença instalar fica tudo mais complicado".

Para o médico, existem três premissas para uma vida saudável. "A primeira é a alimentação, depois praticar atividade física e por fim a suplementação alimentar, mas no mundo que vivemos hoje não existe vida 100% saudável, um dos motivos são os agrotóxicos nas frutas, verduras e legumes. O que precisamos fazer é buscar ser o mais saudável possível", disse.

Dr Wilde deu várias dicas e tirou muitas dúvidas dos presentes. "Se você quiser viver mais fique longe de três venenos: leite de vaca, farinha de trigo processada e açúcar. Outra dica importante é pegar sol entre meio dia e uma hora, porque a vitamina D é anticâncer, epilepsia, enxaqueca, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e doenças imunológicas", revelou.

De acordo com a colaboradora Cristiane Silva, coordenadora do setor financeiro, a palestra foi muito importante e trouxe questões fundamentais para viver mais saudável.

"Achei excelente o tema. Sempre temos muitas dúvidas relacionadas a estas questões e quase nunca temos oportunidade para aprender. Agora que tivemos foi o momento de aproveitar. Espero que esse tipo de conversa repita mais vezes". 

 


Tags:

Publicado as 08:52 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [12] .
12 Quinta-feira · Abr, 2018

Vida longa e saudável

 

Dia 7 de abril foi o dia mundial da Saúde, e para marcar a data o Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho da Unimed Vale do Aço (Sesmt) promoveu, na semana passada, na sede administrativa uma palestra com o médico intensivista Alysson da Silveira Campos, pós-graduado em administração hospitalar e com formação em auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade. O tema foi: "Vivendo bem e ativo até os 100 anos". A atividade faz parte do Programa Qualidade de Vida. 

"Essa semana comemoramos o Dia Mundial da Saúde e o objetivo dessa palestra é verificarmos como está realmente a nossa saúde. É uma oportunidade para fazermos uma reflexão", disse a enfermeira do trabalho Lídia Pereira Gomes.

Dr Alysson começou sua fala com uma pergunta: "Estamos preparados para chegar aos 100 anos? Não podemos chegar com a saúde ruim, se quisermos chegar bem nessa idade, temos que nos preocupar com a saúde física e mental até os 60 anos que é o período que acabamos com a nossa saúde abusando dos prazeres. O desafio é manter saudável até os 60 anos para ter uma velhice equilibrada".

Segundo o doutor é completamente possível envelhecer saudável, para isso, além do corpo é preciso cuidar da mente. "Nenhum de nós é blindado ou resistente às doenças psicológicas. No ambiente de trabalho temos que buscar ajudar uns aos outros, já que ficamos mais tempo junto aos colegas, do que em casa. Somos interdependentes, precisamos uns dos outros", afirmou.

Para finalizar, o médico ressaltou a importância da prevenção. "Precisamos entender os riscos que nos rodeiam a longo prazo. Não podemos cuidar depois que o mal aconteceu. Combater os fatores de risco agora ajudará evitar problemas futuros. 70% das doenças estão relacionadas ao estilo de vida que você escolhe levar, por isso é importante prestar atenção na alimentação e fazer exercícios. A atividade física é o melhor remédio que temos", concluiu.

PROJETO QUALIDADE DE VIDA
Desde o ano passado o Sesmt vem desenvolvendo na Sede Administrativa, eventos relacionados ao Programa de Qualidade de Vida que foi implementado com o objetivo de melhorar o estado de saúde dos colaboradores. Dentro das atividades, já foram realizadas mudanças no lanche da tarde, palestras educativas e a realização da ginástica laboral.


Tags:

Publicado as 13:34 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [72] .
03 Terça-feira · Abr, 2018

Cooperativas se encontram para alinhar projetos

 

Na última semana, o diretor-presidente da Unimed Vale do Aço Dr José Maurício Nolasco Nascimento recebeu na sede administrativa da Singular representantes de outras cooperativas da região para uma reunião de estreitamento de laços e elaboração de projetos no Vale do Aço.

Estiveram presentes Flávio Leal presidente do conselho de administração do Sicoob Vale do Aço, Matusalém Sampaio diretor-presidente da Consul e Márcia Ferraz diretora administrativa Sicoob Cosmipa, além da equipe de assistentes sociais, comunicação, Núcleo de Desenvolvimento Humano e coordenação administrativa da Unimed. 

Um dos temas debatidos foi o Coop Encena, evento organizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG) que envolve arte e solidariedade. A proposta do programa é a promoção de um espetáculo teatral com os ingressos trocados por alimentos, que serão doados para instituições. 

"O Coop Encena é um evento de intercooperação para promover o cooperativismo. É um trabalho de união das cooperativas que o Sistema OCEMG vem fazendo", disse o Dr José Maurício.
No próximo encontro as cooperativas definirão, data, local e quais entidades serão agraciadas com as doações recebidas em troca dos ingressos.

Outro assunto debatido pelas cooperativas foi o lançamento da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2018. O evento tem como objetivo mobilizar e orientar as cooperativas mineiras para a adoção de práticas de responsabilidade social que transformem a vida das pessoas e das comunidades.


Tags:

Publicado as 14:55 por Jéssica Nogueira Calixto  |  Comentários [86] .

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar