Pesquisar


Calendário

« Outubro 2017 »
SegTerQuaQuiSexSábDom
      
1
5
6
7
9
10
11
12
13
14
15
17
18
20
21
22
25
27
28
29
     
Hoje


04 de Outubro de 2017, Quarta-feira

 

Educação Clínica Continuada discute o
uso racional de antimicrobianos e sepse

Com o intuito de manter os médicos da Unimed Gov. Valadares atualizados sobre os vários temas da medicina e, consequentemente, aprimorar o nível de qualidade e segurança dos serviços assistenciais prestados no Hospital Unimed Gov. Valadares, foi realizado o sexto encontro do projeto Educação Clínica Continuada. O evento aconteceu no dia 26 de setembro, no auditório do Hospital.

O uso racional de antimicrobianos foi abordado pela cooperada e médica infectologista Júnea Garcia de Oliveira Ferrari. De acordo com pesquisas apresentadas pela especialista, 30 a 70% dos tratamentos com antimicrotianos são inadequados. Outro dado que chama atenção é que em hospitais brasileiros o uso incorreto desses medicamentos chega a 50%.

Entre os alertas feitos pela cooperada, destacam-se a prevenção e controle de bactérias resistentes como um dos esforços a serem perseguidos pelos profissionais da área. Na palestra, também foram detalhadas as diretrizes em antibioticoterapia e os erros mais comuns cometidos pelos profissionais. Na oportunidade, Drª Junea apresentou o Manual de Uso Racional de Antimicrobianos do Hospital Unimed, desenvolvido com o objetivo de otimizar as prescrições visando melhor resultado terapêutico ou profilático.

Na sequência, a médica infectologista e cooperada Patrícia Ferraz Martins iniciou sua explanação sobre sepse destacando que as estimativas registram 30 milhões de novos casos da doença anualmente; no Brasil os dados apontam que são 600 mil, com taxa de letalidade de, aproximadamente, 55% dos casos. De acordo com a especialista, 20 a 40% do custo total das UTI's resulta de cuidados a pacientes com sepse, o que reforça a importância de profissionais que atuam em ambientes hospitalares estarem sempre em busca de atualização sobre o assunto. Outros tópicos como as causas dessa patologia, o perfil do paciente que pode ter sepse, como identificar e tratar um caso de sepse também foram abordados.

Estiveram presentes no encontro 29 profissionais das seguintes áreas especialidades: pneumologia, ginecologia, pediatria, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, urologia, oncologia, geriatria, nefrologia, infectologia e fisioterapia. Em pesquisa de satisfação, 80% dos participantes consideraram o evento "Ótimo".

Sobre o projeto
O Educação Clínica Continuada é promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) da Cooperativa, sob a coordenação do Dr. Carlos Nogueira Pires, médico do Núcleo da Qualidade (NQU). É realizado duas vezes por mês com temáticas que vão ao encontro dos interesses das variadas especialidades médicas.

 

Soluções tecnológicas da Unimed Gov. Valadares
são destaque no Estado de Minas e O Tempo

Os investimentos em tecnolologia da Unimed Gov. Valadares foram pauta nos jornais Estado de Minas e O Tempo do mês de setembro. Os painéis estratégicos, implementados recentemente no Hospital Unimed, e o software de auditoria, em atividade desde junho de 2016, foram os destaques.

Os conteúdos fazem parte de publieditoriais produzidos e veiculados pela Unimed Federação Minas para o fortalecimento da marca no Estado.

Confira abaixo o conteúdo na íntegra!

 

Tags: destaque_na_midia_investimento_tecnologia  
Publicado as 09:35 por Comunicação  |  Comentários [4722] .

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar