Blog Central

Blog Central

Calendário

« Setembro 2018
SegTerQuaQuiSexSábDom
     
1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
       
Hoje

Pesquisar




12 Quarta-feira · Set, 2018

ISO 9001

CNU rumo à ISO 9001: cooperativa passa por auditorias nesta semana

Desde março, a Central Nacional Unimed tem envolvido seus colaboradores para a conquista da certificação da ISO 9001:2015, reconhecimento já conquistado por 40 Unimeds, segundo dados da Unimed do Brasil. 

Agora a cooperativa está na reta final deste objetivo. Todas as áreas da CNU receberão, até sexta-feira (14), a visita dos auditores da DNV GL, empresa responsável pela auditoria que poderá conceder a certificação.

Na manhã de hoje (12) foi realizada a abertura oficial de mais esta etapa. "Após um ano que passamos pela auditoria referente à RN 277 vamos novamente mostrar o quanto nos aperfeiçoamos e estamos colhendo bons frutos dessa etapa. Trabalhamos em time e tenho certeza que estamos prontos para mais esse processo. Será mais um grande aprendizado para os nossos colaboradores", disse Fabíola Grijó, superintendente  de Estratégia, Governança e Riscos.

O presidente Alexandre Ruschi, também falou sobre esse importante momento da Central Nacional Unimed. "Estamos trabalhando rumo a uma gestão da qualidade muito mais eficiente e que faça sentido, nos colocando na mesma página das melhores empresas do mercado. Vamos organizar nosso trabalho, ser cada vez mais transparentes e participantes do negócio", contou. 

Por fim, Eduardo Ferraz, auditor da empresa DNV GL, falou sobre a evolução da empresa durante esse um ano após o selo Ouro da RN 277.  "É impressionante como percebemos a motivação dos auditores. Assim é possível estabelecer a melhoria contínua e elevarmos cada vez mais a maturidade da empresa, fazendo um vínculo entre contexto interno e externo. Formando uma organização mais seguro e mais robusta", afirmou.


Tags: iso9001  

Publicado as 17:06 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Curso de Cuidadores de Idosos

São Paulo tem novas vagas para curso de cuidador. Ajude a divulgar em sua Unimed!

De 10 a 21 de setembro, a Central Nacional Unimed recebe inscrições para uma nova turma do Curso de Cuidadores de Idosos, desta vez promovida na cidade de São Paulo. As aulas têm início em outubro.

O curso gratuito é composto por aulas presenciais, ensino à distância e estágio em clínicas parceiras, experiência fundamental para o desenvolvimento da carreira dos participantes.

O regulamento completo e ficha de inscrição estão disponíveis em: www.centralnacionalunimed.com.br/unimedativa. Acesse e divulgue!

Recém-formados

Cerca de cem pessoas profissionalizaram-se em cuidados com o idoso, em Brasília. A 12ª turma deste ano, formada no fim de agosto, está preparada para atender as expectativas do mercado de trabalho com excelência.

Esta iniciativa é parte do Programa Unimed Ativa, que oferece diversas atividades a pessoas com 60 anos ou mais, focando sempre a melhoraria da qualidade de vida deste público.


Tags: idosos   cuidadores   curso  

Publicado as 17:04 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Colaborando

Colaborando: fundo de Investimento criado pela Unimed Sul Capixaba para construir hospital faz maior mobilização da história da cooperativa

A iniciativa pioneira e inovadora da cooperativa do Espírito Santo foi premiada no Simpósio Unimed 2018, na categoria Gestão Administrativa e Financeira

O diretor-presidente da cooperativa, Leandro Baptista, ressalta que o FII, além de ser uma forma de investimento e impulso econômico para região, é uma maneira de viabilizar o capital econômico para as melhorias hospitalares que a Unimed Sul Capixaba precisa. "O Fundo foi idealizado para que a cooperativa pudesse atender a demanda da região por um novo hospital, mas, ao mesmo tempo, seja um investimento para cooperados e para os integrantes do nosso Sistema, com rentabilidade e ganho de patrimônio", explica.

Para viabilizar a construção da sua nova unidade hospitalar, a Unimed Sul Capixaba constituiu um Fundo de Investimento Imobiliário (FII), que resultou na maior mobilização de seus cooperados e parceiros ao longo de quase 30 anos da cooperativa. Esta foi a primeira singular do Sistema Unimed a desenvolver o modelo como alternativa para ampliar a verticalização da sua infraestrutura. Foram captados mais de R$ 61 milhões e o investimento total irá superar os R$ 72 milhões, somados os valores do terreno e o da construção da unidade hospitalar.

O processo de construção do novo hospital foi iniciado em 2011, desde então há um processo de diálogo e transparência com os cooperados para encontrar a melhor proposta para a construção da unidade hospitalar. O projeto foi desenvolvido em etapas sendo a última delas a constituição do Fundo de Investimento Imobiliário, aprovado por 94% dos votos dos presentes na assembleia realizada em 2016.

Cooperados durante um dos encontros realizados

"Esta participação dos cooperados possibilitou que entendessem a importância de construir um novo hospital e tivessem segurança em aprovar um projeto tão grandioso e inovador", frisa Baptista, que na gestão anterior foi diretor Financeiro da Unimed Sul Capixaba.

Em agosto, a iniciativa foi case premiado no Simpósio Unimed 2018, na categoria Gestão Administrativa e Financeira, sendo apresentado no Painel Experiência de Sucesso, espaço destinado a mostrar procedimentos bem-sucedidos adotados pelas singulares. 

Projeto do novo hospital

O projeto do recurso foi desenvolvido a partir de um rigoroso estudo de viabilidade econômico-financeiro do empreendimento e realizado por consultores independentes e uma equipe de profissionais da operadora. Entre outros pontos, foi identificada a demanda reprimida e crescente na região Sul do Espírito Santo, que chega a 606 leitos hospitalares e 78 do tipo UTI.

Diretoria da Unimed Sul Capixaba na inauguração
da pedra fundamental do empreendimento

A nova unidade tem previsão de término em dois anos e possibilitará uma melhor gestão dos custos assistenciais, gerando mais oportunidades de trabalho para os médicos. O projeto do hospital é modular, começando com 128 leitos na primeira fase e chegando a 400 leitos na terceira. Terá, ainda na primeira fase, 11 salas cirúrgicas, 20 leitos de UTI, Serviço de Oncologia, Centro de Imagem com RM, TC, US, Endoscopia e Cardiologia.

O hospital permitirá um aprimoramento na qualidade de atendimento e aumentará significativamente a capacidade da Unimed Sul Capixaba de absorver novos clientes e executar procedimentos de média e alta complexidades. 

 


Tags: hospital   cooperados   colaborando  

Publicado as 16:42 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Workshop de Intercâmbio

Vem aí mais uma edição do Workshop de Intercâmbio

Reserve sua agenda. Nos dias 21, 22 e 23 de novembro será realizada mais uma edição do Workshop de Intercâmbio, encontro que trata do que o Sistema Unimed tem de mais importante: o relacionamento entre as cooperativas e como ele impacta no atendimento ao cliente.  

Promovido pela Central Nacional Unimed em parceria com a Unimed do Brasil, o evento será realizado no Novotel Center Norte, em São Paulo. Serão quatro salas de trabalho para debater os temas "Rede", "Transparência", "Saúde" e "Atendimento".

Em breve, as inscrições e programação estarão disponíveis no hotsite do evento.


Tags: intercâmbio   eventos  

Publicado as 16:40 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Workshop para lideranças

Academia de Educação Corporativa CNU reúne liderança para discutir panorama da saúde 

A liderança da Central Nacional Unimed tem participado de workshops para discutir as tendências mundiais em saúde e o cenário econômico do setor. Iniciativa da Academia de Educação Corporativa CNU, os encontros são promovidos em parceria com o Sescoop e Fundação Instituto de Administração - FIA.

O primeiro, realizado no último dia 3, abordou o desemprego formal, inflação elevada, desvalorização cambial e a queda expressiva da arrecadação tributária, que podem afetar diretamente as redes públicas e suplementar de saúde. Na manhã de ontem (11), a inovação no setor esteve em pauta. Aplicação do Big Data, Analytics e as transformações digitais que ocorreram nos últimos anos foram alguns dos assuntos trabalhados, além de ações em andamento que a cooperativa tem desenvolvido a fim de se preparar para este novo momento do mercado.

Os temas continuam sendo expostos em outros dois encontros, nos próximos dias 17 e 24. Carlos Honorato, doutor em Administração de Empresas e mestre em Economia pela FEA-USP e Alessandra Ávila Montini, doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA-USP (2003), mestra (2000) e bacharel (1995) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística IME-USP, são os responsáveis por conduzir o treinamento. 


Tags:

Publicado as 16:33 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Cidadania empresarial

Projeto leva alimentação saudável para crianças e adolescentes de forma lúdica

Por meio da Lei de Incentivo Fiscal Rouanet, a Central Nacional Unimed apoia a Nutri Ventures, primeira marca de entretenimento infantil no mundo desenvolvida exclusivamente para promover a alimentação saudável.

A cooperativa patrocina a produção e distribuição do livro 5 da coleção literária da empresa. Além da publicação, foram realizados eventos para crianças com diversas atrações como contação de histórias, apresentação de vídeos, atividades físicas e distribuição de livros. Os encontros aconteceram em junho e agosto deste ano, beneficiando em média mil crianças e adolescentes das instituições CCA Santa Marcelina, CCA Santa Teresinha e CCA Nova União da Arte, localizadas na região Leste de São Paulo.

Os episódios da saga Nutri Ventures podem ser acessados pelo Youtube. Conheça esta forma diferente e divertida de falar sobre a alimentação saudável no teaser abaixo: 


Tags: cidadania   alimentação   saudável   responsabilidadesocial  

Publicado as 16:26 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .
05 Quarta-feira · Set, 2018

Colaborando

Colaborando: setores de Medicina Preventiva e Mercado da Unimed Sul Mineira criam nova estratégia para sustentabilidade da carteira

O setor de Mercado da Unimed Sul Mineira, há alguns anos, concentrava todos os seus esforços apenas para as vendas, sem focar na gestão da carteira. As negociações de contrato eram acompanhadas por grandes aumentos e muitos clientes partiam para a concorrência. 

Desta forma, a diretoria de mercado, junto à equipe, identificou a necessidade de aproximação das empresas, visando melhorar a imagem da cooperativa e mostrar os diferenciais de ser um cliente Unimed.

A singular criou, então, um modelo de combate à sinistralidade, principal causa dos reajustes técnicos, que oneravam as carteiras. O novo padrão era baseado em dois preceitos:

1. Atuação rápida em eventos agudos: casos de urgência e emergência, na tentativa de reduzir custos. É dado apoio direto ao profissional de RH da empresa contratante e familiares do cliente.
2. Controle epidemiológico: mapeamento do perfil de cada indivíduo, identificando, por exemplo, diabéticos, hipertensos, fumantes, entre outros. 

Para realizar o trabalho, a Unimed Sul Mineira elegeu os profissionais de Recursos Humanos como ponto focal e principais parceiros, por serem estratégicos tanto na atuação com os funcionários, quanto com a direção das empresas.
 
O apoio da Federação Minas pelo Grupo de Apoio Comercial (GAC) também foi fundamental durante o processo. Os vendedores passaram por diversos treinamentos e começaram a acompanhar as empresas de forma integral, na venda e relacionamento pós-contrato. Assim, a singular, aumentou a possibilidade de ganho variável desses colaboradores, que passaram a ser calculados com base nos indicadores: controle da sinistralidade, saldo de vidas e faturamento.

Já para o controle epidemiológico, após conhecer o perfil de colaboradores, são apresentados relatórios à direção da empresa e sugeridas ações e palestras com foco na prevenção e redução de doenças. Alguns dos programas oferecidos são:

- Postura saudável: encontros em grupo, conduzidos por um fisioterapeuta, que abordam orientações para a postura nas atividades diárias. 
- Viva Leve: que visa atingir os profissionais com sobrepeso e obesidade, com o acompanhamento de nutricionista e psicólogo;
- Antitabagismo: para os funcionários que desejam parar de fumar;
- Vacinação.

Ainda com o foco na aproximação dos RHs das empresas clientes, a Unimed promove anualmente o Zaz Traz, evento voltado para promover o relacionamento com esses profissionais. No ano de 2017 mais de 200 pessoas, de mais de 150 empresas, estiveram reunidas no encontro que contou com a palestra magna do Profº Clóvis de Barros.

A Unimed já colhe bons frutos destas mudanças. Agora conseguem controlar a sinistralidade em conjunto, criar ações e materiais personalizados e atuar mais em parceria, garantindo, assim, a fidelização de seus clientes.

 


Tags:

Publicado as 18:02 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Atenção Integral à Saúde

Beneficiários de Salvador contam agora com clínica que atende em novo modelo assistencial


Depois de São Bernardo (SP), Salvador também recebeu uma clínica para atender os beneficiários da Central Nacional Unimed com o modelo de Atenção Integral à Saúde. O espaço, localizado no bairro Caminho das Árvores, em Salvador (BA), foi inaugurado oficialmente na manhã desta quarta-feira (5).

A clínica tem capacidade para cuidar de até quatro mil vidas, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. 
Essa forma de atendimento visa a trazer redução em 10% de internações hospitalares, 15% de consultas em pronto-socorro, 30% de realização de exames e 10% em consultas eletivas. Em breve, a Central Nacional Unimed terá um produto exclusivo para AIS, o plano Personal.


Tags:

Publicado as 17:56 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Novos produtos

Novos produtos chegam a Salvador
 

Agora foi a vez dos corretores e prestadores de Salvador conhecerem a nova linha de produtos da Central Nacional Unimed, em evento no Restaurante Lafayette. Foram recebidas mais de 200 pessoas para conhecer os planos Clássico, Estilo, Absoluto, Superior e Exclusivo, com opções a partir de duas vidas, reembolso, atendimento regional e nacional.

"Aqui em Salvador, atuamos diretamente desde 2009, e atendemos nove municípios. Cerca de 14% da população do estado têm planos de saúde. Avaliamos estes números e as necessidades do mercado. Em função disso, estamos lançando novos produtos para todos os tipos de perfil. Uma solução completa para os clientes e uma grande oportunidade de vendas", explicou Sizenando da Silva Campos Júnior, diretor Comercial e de Marketing.

Na ocasião, Silvio Porto, presidente da Unimed Itabuna e vice-presidente da Unimed Federação do Estado da Bahia, aproveitou a oportunidade para explicar as novidades sobre o projeto Bahia para os prestadores locais. "Acredito na revigoração da marca Unimed no nosso estado e acredito na força da Central Nacional Unimed nesse importante momento. Vamos fazer um excelente trabalho e crescer juntos", enfatizou.


Tags:

Publicado as 17:47 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Rede credenciada

Alterações na rede de Brasília
 

A partir de 1º de outubro, o Hospital Ortopédico e Medicina Especializada - HOME não estará mais habilitado ao atendimento de beneficiários de Intercâmbio.

Em substituição, a Central Nacional Unimed indica os seguintes recursos: Hospital Daher, Hospital Alvorada de Brasília e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF, que foi reclassificado e desde o dia 1º de agosto passou a atender a rede básica.

_______________________________________

Hospital ICDF 
Especializado em cirurgias cardíacas de alta complexidade  e Transplante de Medula Óssea.
Endereço: QS 5 22 - Águas Claras, Brasília

Hospital Daher Lago Sul 
Hospital geral, internação eletiva, pronto-socorro adulto, pronto-socorro pediátrico, pronto-socorro em ortopedia e traumatologia.
Endereço: Quadra 07 SHIS, QI 7 Conjunto F - Lago Sul, Brasília

Hospital Alvorada de Brasília
Hospital geral, internação eletiva, pronto-socorro adulto, pronto-socorro em ortopedia e traumatologia.
Endereço: SEPS EQ 710/910 Conj. B - Asa Sul, Brasília
 


Tags:

Publicado as 17:43 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Projeto Bahia

Projeto Bahia reúne prestadores e cooperados

Durante esta semana, a Central Nacional Unimed visitou prestadores das Unimeds Ilhéus, Itabuna e Feira de Santana. O objetivo dos encontros foi apresentar os próximos passos do Projeto Bahia (relembre aqui), conhecer as singulares, tirar dúvidas dos cooperados e falar sobre esse novo momento, que é um marco para o Sistema Unimed e para o cooperativismo no estado da Bahia.

Na tarde desta quarta-feira (5), o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, e o presidente da Unimed Feira de Santana, João Carlos Lopes Cavalcante, também participaram de uma coletiva de imprensa com os jornalistas locais.

"É um momento de alegria, pois após três décadas militando no cooperativismo, podemos ver que o sistema de trabalho médico e sistema de crédito cooperativo brasileiro estão encontrando soluções para seus problemas frente à nova realidade que vivemos. Hoje é um momento empresarial, diferente do que o Sistema Unimed viveu nas décadas de 60 e 70. E que bom que um sistema, criado com tanto amor, conseguiu se organizar para atender às novas exigências que o mercado impõe. É um momento marcante que mostra que quem trilhou esse caminho estava certo pela defesa do trabalho do médico", afirmou João Batista de Cerqueira, cooperado, presidente do Conselho de Administração da Unicred da Bahia e primeiro presidente da Unimed Feira de Santana. 

Visita à Ilhéus
 
Visita à Itabuna
 
Visita à Feira de Santana


Em todos os encontros a Central Nacional Unimed esteve representada por seu presidente, Alexandre Ruschi; pelo assessor da presidência, Valdmário Rodrigues, e pelo superintendente de Novos Negócios, Luiz Eduardo Perez. Sizenando da Silva Campos Júnior, diretor Comercial e de Marketing, juntou-se ao grupo em Feira de Santana. 


Tags: projetobahia  

Publicado as 17:36 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Canal de Denúncias

Canal de Denúncias está disponível

Já está no ar o Canal de Denúncias da Central Nacional Unimed, que é independente e administrado pela consultoria ICTS, consultoria renomada e com intensa experiência no mercado. Essa medida garantirá a confidencialidade, o anonimato e a apuração dos relatos.


No lançamento, realizado na última semana, diretores e colaboradores reuniram-se com Glower Fonseca, gestor da ICTS, que além de apresentar os detalhes do Canal de Denúncias, incentivou reflexões sobre dilemas éticos em situações diversas, explicou as principais categorias de denúncias e suas peculiaridades.

Alexandre Ruschi, presidente da cooperativa, aproveitou o momento para pronunciar-se sobre o cenário político do Brasil e contextualizar os últimos escândalos envolvendo grandes empresas e políticos brasileiros, fazendo um paralelo com a campanha das Melhores Práticas implantada na cooperativa, que visa a transparência nos fluxos e processos.  

O novo espaço é reservado para que clientes, fornecedores e demais públicos de relacionamento possam denunciar situações que envolvam violações relacionadas ao Código de Conduta Unimed. Caso necessário, acesse em: www.canaldedenuncias.com.br/centralnacionalunimed.


Tags: canaldedenúncias  

Publicado as 17:20 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Prêmio Nacional Unimed de Atendimento

Está quase na hora: Prêmio de Atendimento revela vencedoras no próximo dia 27

As Unimeds que participam do Prêmio Nacional Unimed de Atendimento conhecerão o resultado das categorias: Unimeds de pequeno porte, Unimeds de médio porte, Unimeds de grande porte e Federações prestadoras de serviço durante a programação da Convenção Nacional Unimed, no próximo dia 27.

Foram mais de 100 Unimeds inscritas e as grandes vencedoras serão contempladas com uma viagem para conhecer o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal, modelo assistencial que é referência mundialmente.

Após a premiação, a consultoria Enquet, especialista em pesquisa e gestão de informações, enviará para todas as Unimeds inscritas um relatório detalhado sobre a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários, possibilitando a adequação de processos e melhorias.


Tags: convenção   prêmio   atendimento  

Publicado as 17:19 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

SUERJ 2018

CNU no SUERJ 2018
 
Durante o XXVIII SUERJ, a obrigatoriedade da atualização da rede assistencial junto à ANS esteve em pauta. A coordenadora de Regulação da Rede da Central Nacional Unimed, Tácia Baroufis, foi convidada a falar sobre o tema no Fórum Atuarial, Contábil-Financeiro e Regulação. Na ocasião, detalhou o padrão da agência reguladora para que as alterações na rede de prestadores das operadoras de saúde sejam sempre realizadas em tempo real. A falta de cumprimento das medidas estabelecidas pode resultar em multa de até R$ 50 mil por infração, multiplicada conforme o número de beneficiários expostos.
 

A Central Nacional Unimed conta com uma equipe para auxiliar as cooperativas neste processo. Operacionalizar as normas da ANS, registrar os produtos na rede, converter os arquivos no formato exigido e disponibilizar a rede nacional de prestadores são algumas das atribuições que temos", explicou Tácia.

 
Estande da cooperativa
 

A CNU também participou da Feira de Negócios, com destaque para a apresentação dos superintendentes da cooperativa, que falaram sobre novas ações e principais números. 

 
Confira a opinião dos participantes:
 

"A apresentação foi importante para equalizar as informações, deixando os participantes cientes de qual é o real papel da Central Nacional Unimed. Pudemos entender também de que forma ela pode atuar em cada área de ação, junto à Unimed local, proporcionando um melhor atendimento para os clientes". Rosane Silva, supervisora da Central de Relacionamento da Federação Rio

"Achei a palestra muito interessante e esclarecedora. Os projetos da Central Nacional Unimed são bem empolgantes para um futuro próximo e ficamos satisfeitos com o apoio que tem dado às sócias para o acompanhamento das exigências do mercado. Que continuemos caminhando juntos nos próximos anos". Matheus Bastos, gerente de Custos Assistenciais da Unimed Barra Mansa

"A palestra foi ótima para aproximar a Central Nacional Unimed das cooperativas aqui do Rio de Janeiro. Conseguimos ter uma visão melhor, principalmente neste momento diferenciado, com toda a revolução administrativa que foi realizada. Os resultados são muito satisfatórios para nós sócias". Rafael Gomes de Castro, diretor presidente da Unimed Petrópolis

"Esse tipo de prestação de contas nos simpósios é excelente, porque mostra a todos os técnicos a importância da Central Nacional Unimed e o que ela representa para as Unimeds. Ficamos muito satisfeitos, sobretudo de ver o quanto ela cresceu e está com os processos melhores ajustados". Elson Luiz Gatto Polo, presidente da Unimed Araruama

"Foi muito proveitoso o tempo que passamos. Sentíamos falta da Central Nacional Unimed trazer para as Unimeds esse nivelamento sobre o seu papel. Os números, indicadores e novas metodologias que foram apresentados são excelentes e acabam servindo como exemplo às outras Unimeds. Que continue sendo essa referência para as Unimeds e continuemos buscando esse diferencial de grandes contratos com essa parceria". Juliana Rodrigues, gerente administrativa da Unimed Nova Iguaçu


Tags: suerj   redeassistencial   eventoscnu  

Publicado as 16:54 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .
29 Quarta-feira · Ago, 2018

Colaborando

Colaborando : "Portal da Transparência" é case de sucesso da Unimed-Rio na comunicação direta com o cooperado

Após viver a pior crise econômico-financeira de seus mais de 46 anos de históiria, Unimed-Rio precisou se reinventar e buscar soluções que impedissem o fim da cooperativa, considerada até então uma marca com forte reputação e credibilidade em planos de saúde para os cariocas.

Acordos com órgãos públicos foram assinados, medidas impactantes para garantir a redução de despesas foram tomadas, ações para fortalecer as relações com cooperados e colaboradores foram realizadas. Tudo isso visando recuperar a credibilidade e fortalecimento da marca. 

O resgate do sentimento de pertencimento e engajamento do sócio era uma das prioridades neste processo. Com esse intuito, foram desenvolvidas ações com foco no cooperado, com o desenvolvimento de novos canais de comunicação e de relacionamento que integram o Programa de Relacionamento com o Cooperado.
 
Envolver o médico na gestão da Unimed, fazendo com que o seu trabalho no consultório estivesse alinhado e orientado para os resultados da empresa da qual ele é dono, transformá-lo médico novamente em um embaixador da marca e oferecer soluções digitais para o acompanhamento da recuperação da cooperativa eram os objetivos da iniciativa.
 
Dentro do programa, uma das ações que mais se destacaram foi a criação do Portal da Transparência, principal canal de comunicação entre cooperativa e cooperado. Lançado em abril de 2017, o veículo foi a solução para inserir o médico na gestão da cooperativa e mantê-lo informado em tempo real do resultado da empresa e dos impactos que sua atividade no consultório geram.
 

O site é dividido em "Meus indicadores" e "Minha Unimed-Rio" e apresenta três categorias de conteúdo: 
 
- O desempenho econômico-financeiro da cooperativa, com indicadores como receita, despesas assistenciais, sinistralidade, geração de caixa, resultado líquido, evolução da carteira de clientes, entre outros; 
- O desempenho assistencial e econômico das unidades da rede própria da Unimed-Rio, como o Hospital e os Prontos Atendimentos da Barra e de Copacabana. 
- O desempenho individual de cada médico no consultório, com informações como o custo autogerado (aquele gerado pelo próprio médico em seu consultório, como a própria consulta e exames), o custo extra-gerado (aquele gerado pelo médico na prescrição de exames laboratoriais e de imagem ou cirurgias), comparação da média de custo gerado por ele com sua especialidade médica, entre outros.
 

"Nosso objetivo é estimular no cooperado a visão de sócio, que ele efetivamente é. Esse é mais um passo para que o médico entenda o impacto do trabalho dele nos resultados da cooperativa e o quão importante é a participação dele no negócio", diz Romeu Scofano, presidente da Unimed-Rio. 
 
Resultados
 
O Portal da Transparência, em um ano, teve 430 mil visualizações de páginas, sendo a página mais acessada "Meus Indicadores". Este volume representa sete acessos por mês, por cada um dos cerca de cinco mil cooperados durante um ano. Foram 6.508 acessos somente na primeira semana - entre os dias 19 (lançamento) e 26 de abril de 2017.
 


Tags:

Publicado as 19:04 por Tamires Lozano Vianna  |  Comentários [0] .

Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar