Blog Central

Blog Central

Calendário

« Dezembro 2017
SegTerQuaQuiSexSábDom
    
1
2
3
4
5
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
       
Hoje

Pesquisar



Tag cloud


13 Quarta-feira · Dez, 2017

CATO CNU

Membros do CATO da CNU realizam a última reunião do ano

      
Na tarde de ontem (12), o Conselho Administrativo, Técnico e Operacional da Central Nacional Unimed, representado por dirigentes de singulares de todos país, reuniu-se para o último encontro do ano.

Os membros discutiram na pauta o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultados de novembro, que mantiveram os resultados operacionais positivos, alcançando R$ 59,3 milhões, comparado a R$ 36,1 milhões negativos no mesmo período de 2016.

Na ocasião, o grupo também validou o Planejamento Orçamentário para 2018 e os seis mapas que compõe o Planejamento Estratégico 2018-2021: um que contempla todas as metas da cooperativa, um para cada uma das unidades de negócio - São Paulo (SP), São Luís (MA), Brasília (DF) e Salvador (BA) - e o último direcionado às Unimeds sócias.


Tags:

Publicado as 10:31 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Qualidade

Baixe o SOS Qualifica, o guia da CNU sobre a RN277

A Resolução Normativa nº 277 - RN277 - institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, determinado pela ANS, que valida a qualidade dos serviços prestados, tanto em aspectos de gestão quanto no atendimento e na satisfação dos consumidores.

Para contribuir com a constância da qualidade no Sistema Unimed, a Central Nacional Unimed lançou o guia SOS Qualifica, para ajudar as Unimeds que ainda não possuem certificação de qualidade ou não aderiam ao Programa Qualifica da Unimed do Brasil, com sugestões e dicas para atender a RN277, por meio de suas experiências pela busca da qualidade.

Das 768 operadoras de saúde ativas no país, apenas 30 possuem a certificação em um dos seus três níveis. Vinte e seis pertencem ao Sistema Unimed.

Muitas outras Unimeds de todo o país têm trabalhado para descrever processos, melhorar práticas de gestão e desenvolver indicadores que atestem a qualidade dos serviços prestados e resultem na conquista de uma certificação da operadora ou dos recursos próprios.

Esta é a primeira versão do guia, que contempla as Dimensões 2 e 3, de qualificação e divulgação da rede prestadora ao cliente final. Os conteúdos das Dimensões 4, 5, 6 e 7 serão produzidos em breve, por meio de colaboração coletiva das Unimeds sócias.

Clique aqui para fazer o download do guia SOS Qualifica.


Tags:

Publicado as 10:27 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [1] .

Consulta Pública

Consulta pública em São Luís apresenta propostas da nova unidade da CNU

A Central Nacional Unimed mudou seu endereço em São Luís no último dia 4, para uma nova instalação mais bem localizada e com ampliação dos serviços.

Uma de suas primeiras atividades foi a realização de uma consulta pública entre os dias 5 e 6, que reuniu 40 participantes entre beneficiários, prestadores, fornecedores e representantes da comunidade, com o objetivo de compartilhar as propostas de trabalho da CNU, levantar sugestões e demandas de possíveis impactos da unidade.

Um dos focos de atuação será trabalhar os indicadores de parto natural e a importância da amamentação nos primeiros meses de vida. Para isso, a unidade conta com uma sala onde funcionará o Posto de Coleta de leite humano e amamentação.

Também na ocasião, a equipe de trabalho aproveitou a oportunidade para informar sobre os novos recursos credenciados recentemente e ouviram indicações de profissionais que os beneficiários solicitam a inclusão na rede credenciada.


Tags:

Publicado as 10:22 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Encontro Nacional de Clientes

Encontro Nacional de Clientes da CNU reúne 150 pessoas em São Paulo

Na quarta-feira (6), a Central Nacional Unimed promoveu
o Encontro Nacional de Clientes no Novotel Center Norte, em São Paulo, confraternização que reuniu 150 representantes das empresas clientes da cooperativa.

"Muito se diz sobre relacionamento, valorização, foco e ouvir o cliente. Boas intenções, contudo, nem sempre traduzem em medidas práticas que permitam ao cliente se sentir respeitado, considerado e atendido", ressaltou 
Alexandre Ruschi, presidente da CNU, durante as boas-vindas do evento.

Ruschi enfatizou a transparência como um dos valores da marca e concluiu seu discurso afirmando: "Nós somos apaixonados pela medicina e o cooperativismo. Estamos no final de um ano ainda muito difícil na economia, mas as providências que adotamos têm sido bem-sucedidas. Ajustamos e revisamos processos, cortamos despesas, investimos em prioridades como, por exemplo, em tecnologia, governança, gestão de riscos, pessoas e inteligência de mercado. Em consequência, estamos mais saudáveis e eficientes".
 

                    

Sizenando Campos, diretor Comercial e de Marketing, também aproveitou o momento para agradecer a confiança na CNU, a participação nas reuniões e o trabalho conjunto com as equipes de Recursos Humanos das empresas em favor dos beneficiários.

Para completar a programação, os participantes assistiram uma palestra do ex-atleta de basquete, Oscar Schmidt, que dividiu suas experiências de obstinação e superação que o ajudaram a vencer a lutar contra o câncer.



Tags:

Publicado as 10:18 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Eventos

Alexandre Ruschi participa de evento do cooperativismo promovido pela OCB e Faculdade Unimed

Para disseminar o cooperativismo de saúde, a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras e a Faculdade Unimed promoveram em Brasília, nos dias 7 e 8, o evento "Conhecer para Cooperar - Governança, Estratégia e Gestão de Cooperativas de Saúde - conceitos essenciais e desafios".

          

Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed, participou da mesa sobre "Tendências da saúde suplementar brasileira", ao lado de André Alexandre Osmo, superintendente de Novos Negócios do Hospital Sírio Libanês. Entre a plateia, além de membros das cooperativas, formuladores de políticas públicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar, do Ministério da Saúde e do Banco Nacional do Desenvolvimento.

"É muito importante para as cooperativas ligadas à medicina estreitar o relacionamento com representantes dos órgãos reguladores e aproveitar oportunidades como esta para discutir as perspectivas da saúde no Brasil. São momentos oportunos para apresentarmos nosso modelo de trabalho, especificidades e diferenciais do cooperativismo, que hoje ocupa um espaço significativo no setor e na economia", comentou Ruschi.

O encontrou foi o primeiro voltado às cooperativas médicas e será dividido em três módulos, sendo este o teórico, uma vez que reuniu personalidades para debater o cooperativismo de saúde brasileiro. Os outros dois são considerados práticos, com visitas dos mesmos formuladores de políticas nas cooperativas do setor, inclusive algumas Unimeds, a fim de conhecerem de perto suas necessidades e realidade. As visitas estão previstas para ocorrer em fevereiro e maio do próximo ano.

Clique aqui e vejas as apresentações realizadas pelos convidados.


Conheça na próxima edição do Boletim Central o movimento "SomosCoop", uma iniciativa do Sistema OCB para levantar a bandeira do cooperativismo no Brasil e torná-lo de conhecimento da sociedade. Fique ligado!


Tags:

Publicado as 10:07 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .
06 Quarta-feira · Dez, 2017

Consulta Pública

CNU convoca sócias para Consulta Pública da Reforma Estatutária

Em 25 de abril de 2017 foi dado início aos trabalhos da Comissão de Reforma Estatutária da Central Nacional Unimed, composta pela diretoria executiva e membros do Conselho Administrativo, Técnico e Operacional, contando ainda com o apoio das Superintendências de Governança Corporativa e Societário e Jurídica. 

No dia 28 de novembro de 2017, a Comissão concluiu a 1ª etapa dos trabalhos, consistente na elaboração da minuta que contempla a reformulação do estatuto e compilação das propostas apresentadas pelos membros participantes, a qual encaminhamos nesta oportunidade para Consulta Pública a ser realizada junto às sócias.

Diante do exposto, solicitamos a participação ativa de todos para que sejam realizados apontamentos, correções, sugestões ou quaisquer considerações até o dia 15 de janeiro de 2018.

A versão do Estatuto já foi encaminhada às Unimed sócias, que devem enviar suas contribuições por e-mail ao Núcleo de Governança Corporativa e Societário (governancacorporativa@centralnacionalunimed.com.br).

A CNU se coloca à inteira disposição para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários pelo e-mail governancacorporativa@centralnacionalunimed.com.br ou telefone (11) 3268-7327.

 


Tags:

Publicado as 17:12 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

50 anos do Sistema Unimed

Sistema Unimed recebe homenagem pelos 50 anos na Assembleia Legislativa de São Paulo

No próximo dia 18, a Unimed completa 50 anos de sua primeira singular em Santos, fruto da iniciativa de Edmundo Castilho e mais 22 médicos, que encontraram nos princípios do cooperativismo um modelo que resgatasse a ética e o papel social da medicina, garantindo a prática liberal da profissão e a qualidade do atendimento.

Anos mais tarde, esse marco deu origem ao Sistema Unimed, a maior rede de cooperativas médicas do mundo.

Em reconhecimento a história e todas as contribuições que a Unimed deu à sociedade e a medicina, na manhã desta terça-feira (6), dirigentes do Sistema Unimed participaram de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em homenagem aos 50 anos da primeira Unimed, 22 anos da Fundação Unimed e 19 anos da Central Nacional Unimed.

A mesa solene foi composta pelo Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris; Welson Gasparini, deputado Estadual do PSDB; Davi Zaia; deputado Estadual do PPS; Itamar Borges, deputado Estadual PMDB; Edivaldo Del Grande, presidente da OCESP - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo; Eudes de Freitas Aquino, presidente da Fundação Unimed; Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed; e Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil.

Durante o evento, parlamentares e representantes do Sistema Unimed destacaram a importância da Unimed ao setor de saúde, além da relevância do cooperativismo médico para o país.

Em seu pronunciamento, Ruschi destacou os desafios para tornar acessível a saúde no Brasil: "Estamos honrados com esta homenagem, que reconhece os esforços da Unimed em favor da qualidade de vida de milhões de pessoas. Este ano, trabalhamos intensamente pela migração dos cuidados fragmentados para a Atenção Integral à Saúde, um modelo em que o paciente e o médico de referência estabelecem um vínculo duradouro e que ajudará as operadoras a reduzir o custo da assistência, a fim de viabilizar planos de saúde mais compatíveis com a renda média dos brasileiros. Teremos de discutir com a sociedade como equilibrar receitas e despesas no atendimento aos idosos, um tema importante demais para ser postergado. Mas temos esperança de superar os obstáculos à nossa atividade com criatividade, trabalho, inovação e investimento. Acreditamos no cooperativismo médico e no desenvolvimento do país".


Tags:

Publicado as 17:05 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Eventos

Em Goiânia, CNU marca presença no XXIII SUECO

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a Capital Goiânia sediou os eventos VIII Simpósio das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e do Distrito Federal, e o XXIII SUECO, que aconteceram em paralelo, e reuniram dirigentes das Unimeds para integrar as regionais, trocar experiências e debater os desafios da saúde no Centro Oeste do país.

Representando a Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, presidente da cooperativa, e Sizenando da Silva Campos Júnior, diretor Comercial e de Marketing da CNU, prestigiaram o evento, que teve como centro das discussões o modelo de Atenção Integral à Saúde, trazendo boas práticas do setor, palestras jurídicas, contábeis e de mercado.

O tema do VIII Simpósio das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e do Distrito Federal foi "Tendências do Setor Saúde e seus Impactos no Sistema Unimed", e do XXIII SUECO a "Interação Regional/Vencendo desafios".


Ruschi participou da cerimônia de abertura e falou sobre a representatividade do Sistema Unimed na região, e o promissor crescimento da marca: "Gosto de percorrer o Brasil e constatar que temos imensas possibilidades de crescimento, desde que estejamos atentos ao que acontece. Aqui, no cerrado, respiramos inovação, empreendedorismo e trabalho, justamente a receita que preconizamos para o cooperativismo Unimed continuar na liderança nos próximos cinquenta anos. A CNU já se reencontrou com o lucro operacional e está mais próxima de suas sócias de todo o país. Vamos virar o ano com boas perspectivas para 2018".

O presidente da CNU ainda apresentou aos presentes as últimas conquistas da cooperativa, como o índice de satisfação dos seus beneficiários que registrou 89%, e o resultado operacional até outubro, de R$ 55 milhões positivos contra R$ 55,3 milhões negativos no mesmo período em 2016, além as expectativas para 2018 como a ampliação do cuidado integral à saúde.

Durante os dois dias de evento, Ruschi e Campos também receberam representantes das Unimeds no estande da CNU, em uma ação de fortalecimento dos relacionamentos com as sócias.


Tags:

Publicado as 16:38 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Nova sede

Novo endereço da Central Nacional Unimed em São Luís

Desde segunda-feira (4), a Central Nacional Unimed está em um novo espaço na cidade de São Luís (MA). Com localização de fácil acesso, agora a CNU receberá os beneficiários da região no edifício comercial Office Tower, no bairro Jardim Renascença.

                     
Colaboradores divididos entre as áreas de Atendimento, Auditoria Médica e Enfermagem, Comercial e Relacionamento com a Rede Credenciada estão atendendo os clientes de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

"A Central Nacional Unimed vive um momento de grandes mudanças, que nos inspira e desafia em busca do novo. A sinergia da diretoria da cooperativa com a unidade de negócio em São Luís tem proporcionado um novo fôlego diante do cenário promissor no Estado, e a mudança para esta nova sede trará novas perspectivas de melhoria e crescimento", comentou Paulo Cesar Januzzi, diretor Técnico Operacional da CNU.

Os atendimentos a beneficiários Unimed em São Luís estão vinculados ao acordo operacional entre as singulares e a CNU. Caso a sua Unimed tenha interesse em assiná-lo, envie um e-mail para intercambio.socias@centralnacionalunimed.com.br. 

Anote o novo endereço da CNU em São Luís:
Rua dos Azulões, 1 - Quadra 2 - Loja 20 e 21 
Jardim Renascença, São Luís - MA
Telefone: (98) 3301-2818

            

 

 


Tags:

Publicado as 16:19 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .
29 Quarta-feira · Nov, 2017

O futuro da saúde suplementar

Presidente da CNU fala sobre o futuro da saúde suplementar no Fórum da Folha e Congresso OPMED

O futuro da saúde suplementar no Brasil foi pauta de dois debates em que Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed, participou na última semana.

No dia 23, a Folha de São Paulo realizou o Seminário da Saúde Suplementar para discutir os desafios para o desenvolvimento do setor. Ruschi participou da mesa "O futuro da saúde suplementar: como superar a crise?". Lá, reafirmou a posição do Sistema Unimed, que aposta na mudança do modelo assistencial para a sobrevivência diante de todos os desafios da saúde no país. Clique aqui e veja a cobertura do evento.
"O atual modelo é caótico, não somente na medicina suplementar. Os problemas também afetam a saúde pública, por isso precisa ser revisto com urgência. Um trabalho de mudança cultural com a sociedade se faz necessário na busca por um olhar aberto aos benefícios da atenção primária à saúde, como já vemos em diversos países da Europa", declarou.

O dilema dos rumos do setor também gerou discussão na terceira edição do Congresso Nacional de OPME - OPMED, realizado pela Unimed Nordeste Paulista em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, no dia 23 a 25 de novembro. Na ocasião, Ruschi dividiu a plenária ao lado dos dirigentes da Unimed do Brasil, Orestes Pullin; Fesp, José Martiniano Grillo Neto; e da Seguros Unimed, Helton Freitas.

O aumento dos custos assistenciais, o impacto da longevidade da população, tendências, tecnologias e a união das operadoras foram alguns dos fatores em questão.

     

 


Tags:

Publicado as 15:27 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Qualidade

RN277: CNU lança guia SOS Qualifica

O beneficiário e a qualidade da assistência à saúde devem ser o centro da evolução contínua do Sistema Unimed.

Nesta linha de pensamento, Unimeds de todo o país têm trabalhado para descrever processos, melhorar práticas de gestão e desenvolver indicadores que atestem a qualidade dos serviços prestados e resultem na conquista de uma certificação da operadora ou dos recursos próprios.

A Resolução Normativa nº 277 - RN277 - institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, determinado pela ANS, que valida a qualidade dos serviços prestados, tanto em aspectos de gestão quanto no atendimento e na satisfação dos consumidores.

Das 768 operadoras de saúde ativas no país, apenas 30 possuem a certificação em um dos seus três níveis. Vinte e seis pertencem ao Sistema Unimed.

Assim, inspirados pela essência do cooperativismo, para incentivar a melhoria contínua da nossa marca e dividir as experiências pela busca da qualidade, a Central Nacional Unimed lançou o guia SOS Qualifica.

O objetivo é ajudar as Unimeds que ainda não possuem certificação de qualidade ou não aderiam ao Programa Qualifica da Unimed do Brasil, com sugestões e dicas para atender a RN277, levando-se em consideração a essência do Jeito de Cuidar Unimed.

Esta é a primeira versão do guia, que contempla as Dimensões 2 e 3, de qualificação e divulgação da rede prestadora ao cliente final. Os conteúdos das Dimensões 4, 5, 6 e 7 serão produzidos em breve, por meio de colaboração coletiva das Unimeds sócias.

"Além colocar a qualidade dos nossos serviços em outro patamar, o caminho que trilhamos para a RN277 nos trouxe aprendizados e uma maturidade das nossas operações. Esperamos que esse material contribua com nossas sócias para conquistar a certificação, para que agreguem ainda mais valor ao propósito do Sistema Unimed, de ser referência em saúde", comentou Paulo Cezar Januzzi de Carvalho, Diretor Técnico Operacional da CNU.

Até sexta-feira (1), a Central Nacional Unimed passa pela auditoria final da RN277, buscando o Nível 1 da certificação da ANS.

Clique aqui para conhecer o SOS Qualifica.


Tags:

Publicado as 15:13 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Comitê de Mercado

Diretor Comercial e de Marketing da CNU participa de reativação do Comitê de Mercado

Após um período de reestruturação, o Comitê Nacional de Mercado do Sistema Unimed retomou suas atividades no último dia 21, por iniciativa da Central Nacional Unimed, Unimed do Brasil e Unimed Seguros.

Em uma reunião com dirigentes e representantes das áreas Comercial e de Mercado das singulares, o primeiro encontro desta nova fase teve como objetivo principal definir um novo estatuto que conduzirá as futuras ações e estratégias do grupo.

"Tenho grandes expectativas para este comitê. Nossos beneficiários enxergam nossa marca de forma conjunta. Lideramos amplamente todas as pesquisas que apuram a lembrança e a confiança do consumidor, basta reforçarmos a inteligência de mercado com melhores práticas, aperfeiçoamento de nossos pactos internos e, claro, valorizar o intercâmbio e a intercooperação para conquistarmos novos espaços. Tudo isso nós já tínhamos, mas somados a este esforço conjunto, chegou a hora de avançarmos com segurança e unidade", disse Sizenando da Silva Campos Júnior, diretor Comercial e de Marketing da CNU, durante o evento.



O grupo atuará com foco na inteligência de mercado, melhores práticas de gestão e ações que podem ser adotadas para superar as dificuldades de regulamentação do setor.

Na próxima reunião será apresentada uma prévia do regulamento do comitê, baseado nas contribuições expostas pelos presentes. 

O conteúdo apresentado na reunião já está disponível no Portal Unimed da Unimed do Brasil. Para acessar, após fazer o login, clique nas opções Áreas >> Comercial, Produtos e Operações >> Eventos >> Comitê Nacional de Mercado. Caso ainda não tenha acesso, clique aqui e solicite o cadastro.


Tags:

Publicado as 15:04 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Relacionamento com Unimeds

Rotinas de atendimento das Unimeds são atualizadas

A área de Relacionamento com Unimeds da Central Nacional Unimed está em processo de atualização das rotinas de atendimento das cooperativas sócias, para facilitar o dia a dia dos clientes e contribuir, especialmente, com o trabalho das equipes comerciais durante implantações e fechamentos de novos negócios.

Os dados são atualizados constantemente, de acordo com as especificações de cada Unimed.

Algumas rotinas já estão disponíveis. Gradativamente, serão acrescentadas informações de todas as Unimeds. Clique aqui e confira os processos de sua singular.


Tags:

Publicado as 14:59 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Balanço Financeiro

Resultado líquido da Central Nacional Unimed sobe 116% 

De janeiro a outubro, a Central Nacional Unimed melhorou seu resultado líquido em 116%, frente ao mesmo período de 2016, decorrente de um faturamento de R$ 4,2 bilhões (+8,4%) e redução da sinistralidade em 4,3 pontos percentuais. O ponto alto foi a recuperação do resultado operacional, que fechou em R$ 55 milhões positivos, contra R$ 55,3 milhões negativos no ano passado.

 


"É com muita satisfação que apresentamos o melhor desempenho da CNU nos últimos anos. Este é o reflexo da considerável revisão de processos e custos que temos feito desde abril. Colocamos em prática uma série de iniciativas para controle de gastos, reajustes contratuais, ações comerciais responsáveis, entre tantas outras, que contribuíram para colocar a CNU em uma posição competitiva e rentável, mesmo diante do cenário econômico do país. Agradeço muito a dedicação de todos os nossos colaboradores, conselheiros e sócias, fundamentais para o nosso sucesso. Vamos continuar trabalhando para que os números sejam cada vez melhores", pontuou Alexandre Ruschi, presidente da cooperativa.

O balanço financeiro foi apresentado ontem (28) durante reunião do Conselho Administrativo, Técnico e Operacional da Central Nacional Unimed. Os conselheiros também discutiram os impactos orçamentários referentes ao ISS (Imposto Sobre Serviço), ressarcimento ao SUS, projeto de reforma estatutária e indicadores do planejamento estratégico. À noite, participaram de jantar de confraternização.


Tags:

Publicado as 14:50 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .

Novo blog CNU

Agora a CNU tem um novo jeito de falar com a sua Unimed!

Está no ar um novo canal de comunicação da Central Nacional Unimed com as Unimeds sócias, feito para conectar a nossa marca e fortalecer as relações.

O blog de Unimed para Unimed agora é Blog Central. Uma evolução do cuidado que temos com as singulares associadas e da cooperação mútua que buscamos sempre fomentar no Sistema Unimed. Informação, diálogo e troca de experiências é o que você vai encontrar por aqui. Aproveite!


Tags:

Publicado as 14:39 por Rafaela Abrantes de Sales  |  Comentários [0] .
Portal Nacional de Saúde - Unimed Brasil | Copyright 2001-2009 Portal Unimed. Todos os direitos reservados. Agência Nacional de Saúde Suplementar